Questões de Planejamento Estratégico (Gestão de Pessoas)

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Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento estratégico para a área de gestão de pessoas.

O planejamento estratégico, na gestão de pessoas, deve incluir o diagnóstico de aspectos intrínsecos e extrínsecos à organização.

  • Certo
  • Errado
Em que consiste o trabalho do Planejamento Estratégico na empresa?
  • A Organizar as compras e vendas de produtos da empresa.
  • B Em um processo que consiste na análise sistemática da empresa, de todo seu ambiente organizacional, identificando ameaças e oportunidades e que, a partir disso, estabelece metas e uma direção à organização, aproveitando oportunidades e evitando riscos.
  • C Uma meta que muda totalmente a estrutura da organização e seu campo de atuação.
  • D Atividade que implementa novas políticas na organização e incentiva seus vendedores unicamente à alta produtividade.
  • E Meta da empresa que consiste somente na análise dos riscos do ambiente organizacional.

Uma empresa atua em um ambiente estável e adota estratégia de negócio conservadora e defensiva. Nesse contexto, a estratégia de recursos humanos relativa à admissão de funcionários deve estar voltada para:

  • A recrutamento externo e decisão descentralizada nas gerências;
  • B recrutamento externo e decisão centralizada na área de recursos humanos;
  • C decisão descentralizada nas gerências e ênfase nas qualificações técnicas;
  • D recrutamento interno e ênfase nas qualificações técnicas;
  • E recrutamento interno e ênfase na adequação da pessoa à cultura da empresa.

Elevar o nível de produtividade do pessoal em 5%”. Essa frase traduz o seguinte elemento do planejamento estratégico:

  • A missão
  • B visão
  • C meta
  • D objetivo
  • E indicador

Um dos passos para mapear e avaliar as competências organizacionais é a escolha de Fatores-Chave de Sucesso - FCS, que são

  • A conjuntos de políticas que prescrevem as regras de funcionamento da organização e são seguidas por todos.
  • B atributos específicos aos quais, em cada setor, a organização tem que atender para permanecer no negócio
  • C princípios de atuação (valores) que influenciam o modus operandi da organização para concretização do negócio.
  • D qualidades identificadas pelos clientes, que garantem a possibilidade da organização competir em seu setor.
  • E sistemas de natureza tangível, os quais oferecem possibilidade de investimentos financeiros no negócio.