Questões de Planejamento estratégico (Modelagem de Processos de Negócio (BPM))

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O Balanced Scorecard (BSC) é um placar balanceado e equilibrado. Constitui uma ferramenta administrativa que envolve várias perspectivas diferentes e que devem ser integradas e balanceadas para promover sinergia. Sobre o tema, relacione adequadamente as perspectivas aos respectivos indicadores.
1. Financeira. 2. Dos clientes. 3. Dos processos internos. 4. Do aprendizado/crescimento.
( ) Lucratividade. ( ) Eficácia. ( ) Criatividade. ( ) Custos baixos. ( ) Eficiência. ( ) Retorno sobre o investimento. ( ) Participação no mercado. ( ) Sugestões.
A sequência está correta em
  • A 1, 3, 4, 3, 3, 1, 2, 4.
  • B 2, 4, 4, 1, 1, 3, 3, 1.
  • C 3, 3, 2, 1, 4, 4, 1, 2.
  • D 4, 3, 3, 4, 1, 1, 2, 3.
Uma das etapas do planejamento estratégico consiste em definir uma cesta equilibrada de indicadores de desempenho que ajudem a alta direção a analisar se os objetivos estratégicos estão sendo atingidos. Sobre os indicadores de processo, assinale a alternativa correta. 
  • A Os indicadores chave de resultados (KRI – Key Result Indicators) representam um conjunto de medições focadas naqueles aspectos do desempenho organizacional que são mais críticos para o sucesso corrente e futuro da organização.
  • B O BSC é uma metodologia que, com base em indicadores financeiros, mensura as seguintes perspectivas: cliente, processos, aprendizagem e crescimento.
  • C Os indicadores de desempenho são formados pelos seguintes componentes: índice, referencial comparativo e metas. As metas, por sua vez, são formadas por objetivo, valor e prazo.
  • D As métricas de tempo, custo, capacidade e qualidade são utilizadas com base no RI – Results Indicators.
  • E Medir o desempenho organizacional através de indicadores somente financeiros é suficiente quando se fala da área de serviços.

A cada ciclo de contratação de uma empresa hipotética, os novos colaboradores fazem cursos em que são levados a conhecer a história da empresa, sua constante busca pela melhoria dos processos e são apresentados a antigos empregados da empresa que, com seu trabalho e comprometimento, colaboraram para o sucesso e o reconhecimento que ela possui no mercado, atualmente.
No contexto do gerenciamento BPM, essa prática visa desenvolver

  • A a governança.
  • B o método.
  • C a tecnologia da informação. 
  • D o alinhamento estratégico.
  • E a cultura organizacional.

Um gerente participa do processo de planejamento estratégico da organização em que trabalha. A organização pretende adotar uma estratégia de diversificação de seus negócios. O gerente recebeu a incumbência de realizar uma análise do potencial de lucratividade de determinada indústria, para subsidiar a formulação da estratégia de diversificação. Nessa situação, uma ferramenta adequada para analisar a estrutura da indústria, com vistas a avaliar sua atratividade, seria:

  • A matriz de Ansoff;
  • B análise BCG;
  • C análise SWOT;
  • D modelo das cinco forças competitivas de Porter;
  • E matriz GE/McKinsey.

Em Administração, o consenso de membros da organização sobre o futuro que se deseja, é denominado

  • A missão.
  • B negócio.
  • C valores.
  • D visão.
  • E princípios.