Questões de Planejamento Estratégico (Relações Públicas)

Limpar Busca

O planejamento de Relações Públicas envolve quatro fases distintas: pesquisa, planejamento, implantação e avaliação.

Assinale a opção que indica atividades inerentes à fase de implantação.

  • A Controle, monitoramento e correção de desvios.
  • B Mapeamento e identificação dos públicos.
  • C Construção de diagnósticos.
  • D Elaboração de planos alternativos e emergenciais.
  • E Determinação dos recursos necessários e seleção dos meios de comunicação.

Rocha e Goldschmidt (2010) classificam as ferramentas de comunicação interna em três grupos: informacionais, relacionais e híbridas.
Sobre as informacionais, é correto afirmar que

  • A tendem a ser de mão única, disponibilizando informações importantes, por exemplo, operacionais ou estratégicas.
  • B se caracterizam por incentivar e viabilizar o feedback em cada uma das ações de comunicação.
  • C tendem a abrir espaço ao diálogo e à troca de informação com o público interno.
  • D atendem simultaneamente às demandas do público externo e dos funcionários da organização.
  • E além de trazer informações, buscam estimular novas formas de relacionamento com os funcionários.

Na perspectiva de Margarida Kunsch, a formulação de um plano estratégico de comunicação organizacional envolve três fases, a saber: 1. Pesquisa e construção de diagnóstico estratégico; 2. Planejamento estratégico da comunicação organizacional e 3. Gestão estratégica da comunicação organizacional.

A segunda fase é marcada pelo(a)

  • A diagnóstico estratégico da comunicação organizacional.
  • B análise do ambiente externo, setorial e interno da organização.
  • C controle das ações de comunicação e avaliação de resultados.
  • D pré-definição do negócio e percepção da missão, da visão e dos valores da organização.
  • E determinação dos objetivos e metas e esboço das estratégias gerais da comunicação organizacional.

Segundo Cecato, durante muito tempo a área de comunicação foi vista apenas como um custo a mais para as empresas, cenário hoje modificado devido a diversos fatores, à exceção de um. Assinale-o.

  • A Apresentação de relatórios focados unicamente na demonstração de excelente exposição e centimetragem na mídia corporativa.
  • B Desenvolvimento dos sistemas de mensuração de resultados das ações de comunicação.
  • C Profissionalização da comunicação e globalização dos negócios.
  • D A clara demonstração de como o trabalho de comunicação impacta os planos de desenvolvimento e de sustentabilidade da empresa.
  • E Desenvolvimento de métodos cada vez mais científicos e aceitos no mercado para mensuração e clara apresentação de resultado das ações de comunicação.

O planejamento de Relações Públicas deve estar aliado ao planejamento estratégico, corroborando a missão, os valores, os objetivos, as metas e as políticas organizacionais.

Por isso, as Relações Públicas devem administrar estrategicamente a comunicação das organizações com seus públicos, atuando em perfeita sinergia com todas as demais modalidades do composto de comunicação integrada, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Comunicação Interna.
  • B Comunicação Mercadológica.
  • C Comunicação Institucional.
  • D Comunicação Administrativa.
  • E Comunicação Intrapessoal.