Questões de Planejamento Gráfico-Editorial (Jornalismo)

Limpar Busca

Em relação ao uso de imagens em produtos e serviços de uma assessoria de comunicação, assinale a opção correta.

  • A No Adobe Photoshop, é impossível aplicar filtros para desfocar o plano de fundo de uma imagem.
  • B A disponibilização de material fotográfico em salas de imprensa online deve prezar pela atualidade e pela exclusividade.
  • C O uso de imagens de qualidade em um release aumenta as chances de aproveitamento do material por redações jornalísticas.
  • D A fotografia é um instrumento secundário na construção da visibilidade e da imagem corporativa da organização.
  • E O After Effects pode ser utilizado para criar animações de texto para produtos visuais comunicacionais, mas sem a possibilidade de recursos 2D e 3D.

Em jornalismo, um projeto gráfico possui diversas características que visam garantir a eficiência na apresentação das informações e a comunicação clara com o público. Uma das principais características de um projeto gráfico envolve a definição de elementos visuais, como o logotipo, as cores institucionais, os estilos de fonte e outros elementos que se repetem em todas as edições.

O texto acima se refere ao(à)

  • A layout e grid.
  • B tipografia.
  • C paleta cromática.
  • D identidade visual.
  • E hierarquia visual.

Analise os itens, abaixo, sobre a estrutura do trabalho jornalístico:
I. O planejamento gráfico de um produto é o primeiro fator de atração, pela variedade, e de reconhecimento, pela uniformidade. Combinar. a uniformidade do estilo e o nível de variedade compatível com o fluxo dos eventos é a essência de um bom projeto gráfico em jornalismo.
II. A vinheta, o cenário e a entonação nos telejornais permitem o reconhecimento - o reencontro visual ou auditivo com o já visto ou o similar que facilita concentrar a atenção no conteúdo noticioso, desde a escalada, até o final do programa.
III. A percepção de fotografias, cenários ou imagens em vídeo precede, em condições de igualdade, a percepção de qualquer forma de enunciado oral e mais ainda do texto escrito, porque o processo de compreensão deste é mais lento. Fotos, ambientes e imagens são "lidos" primeiro.
É correto o que se afirma em:

  • A Apenas I
  • B Apenas III
  • C Apenas I e II
  • D I, II e III.

Com relação à produção gráfica, julgue o item.

Na arte gráfica, o alinhamento é um princípio que permite hierarquizar as informações e distribuí-las de forma harmônica em uma página. 

  • Certo
  • Errado

Com relação à produção gráfica, julgue o item.

O briefing apresenta os dados básicos do projeto comunicacional a ser desenvolvido. 

  • Certo
  • Errado