Questões de Planejamento, Monitoramento e Avaliação de Planos, Programas e Projetos (Serviço Social)

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Sobre o planejamento social, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.
No planejamento social, é importante a identificação de prioridades de intervenção, e essa tomada de decisão pelo planejador é um ato _____________.

  • A solitário
  • B político
  • C situacional
  • D atípico

Leia atentamente o texto a seguir para responder a esta questão.
Planos, programas e projetos são termos frequentemente usados na gestão e no planejamento de organizações e governos. Cada um tem características específicas e desempenha um papel distinto no processo de gestão e execução de atividades. Nesse contexto, "planos" referem-se aos documentos ou estratégias que visam alcançar determinados resultados sociais, sendo fundamentais para orientar e organizar as intervenções sociais.
Diante do exposto, marque a alternativa que apresenta a classificação CORRETA no contexto do planejamento social:

  • A Planos definem estratégias de longo prazo, programas coordenam ações inter-relacionadas e projetos executam ações específicas com prazos definidos.
  • B Planos são usados para objetivos de curto prazo, programas para médio prazo e projetos para longo prazo.
  • C Planos são documentos específicos utilizados por organizações não governamentais, enquanto programas e projetos são do domínio governamental.
  • D Planos são sinônimos de programas e projetos, sendo usados indistintamente no planejamento estratégico.
  • E Plano é o instrumental mais próximo da execução, devendo detalhar as atividades, estabelecer prazos, especificar recursos humanos e materiais e estruturar receitas e custos.

Como campo de intervenção por parte do Estado, a questão social é matéria política, histórica e social que exige respostas às suas manifestações. Nesse sentido, as políticas sociais (e o próprio Serviço Social) é um fértil terreno para intervenção, seja num primeiro momento pelo caminho da mera execução, ou, posteriormente,

  • A no atendimento e atenção às demandas imediatas do usuário.
  • B na inserção nos circuitos da elaboração, planejamento e avaliação.
  • C ao priorizar o atendimento à família, à mulher e à criança.
  • D ao apresentar proposta de trabalhos em uma perspectiva interdisciplinar e intersetorial.
  • E ao enfocar os atendimentos a pessoa idosa, à pessoa com deficiência, assim como os quilombolas, como prioridades.

Os assistentes sociais na saúde atuam em quatro grandes eixos: atendimento direto aos usuários; mobilização, participação e controle social; investigação, planejamento e gestão; assessoria, qualificação e formação profissional. Considerando que o reconhecimento da questão social como objeto de intervenção profissional demanda uma atuação profissional em uma perspectiva totalizante, baseada na identificação dos determinantes sociais, econômicos e culturais das desigualdades sociais, as ações que devem predominar, no eixo do atendimento direto aos usuários, são

  • A as ações clínicas, as ações de voluntariado e as ações de controle de natalidade.
  • B as ações terapêuticas, as ações de mobilização da família para agilizar a alta dos pacientes e as ações de acompanhamento dos usuários a exames.
  • C as ações socioassistenciais, as ações de articulação interdisciplinar e as ações socioeducativas.
  • D as ações para arrecadar doações para as famílias, as ações de denúncia de violação aos direitos do paciente e as ações de pesagem e medicação de crianças e gestantes. 
  • E as ações funcionalistas e pragmáticas, ações para comunicar a alta ou o óbito dos pacientes e as ações de emissão de comparecimento às consultas médicas.

É caracterizado(a) pelo momento em que são delineadas novas políticas, novas estratégias para a ação e, portanto, reiniciado o processo do planejamento já em um novo patamar. É feito(a) com base nas evidências percebidas a partir do acompanhamento do progresso da intervenção, da análise e da avaliação dos resultados obtidos, aliados à compreensão e reformulação da capacidade real da organização para responder às demandas e para processar os apoios que recebe. O trecho se refere ao(à):

  • A Avaliação.
  • B Novo processo.
  • C Operacionalização.
  • D Renovação conservadora.
  • E Retomada do processo.