Questões de Planejamento, Monitoramento e Avaliação de Planos, Programas e Projetos (Serviço Social)

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O enfoque estratégico de planejamento está centrado no conceito de estratégia, entendido, strictu sensu, como arte da guerra, ou seja, parte da noção de que o planejamento pressupõe combate. Assim, o planejamento não é somente um mero esforço de alocar recursos, definir atividades e objetivos, mas também é um processo que se inscreve num campo complexo de interesses, disputas, escassez de recursos, falta de motivação e iniciativa que apenas contribuem para a manutenção do status quo. No sentido metodológico, o planejamento estratégico é composto de 4 momentos:

  • A momento explicativo; momento normativo; momento estratégico e - momento táticooperacional.
  • B momento normativo; momento estratégico e - momento tático-operacional.
  • C momento explicativo; momento normativo e momento tático-operacional.
  • D momento normativo e momento táticooperacional.

A autora Myrian Baptista (2015) o percebe como um processo técnico-político, pois o seu funcionamento requer a interligação entre a esfera lógico-racional e a esfera política. De acordo com Baptista (2015) o planejamento deve ser visto como instrumento de trabalho para o Serviço Social como um meio de articulação teórica e técnico-operativa. É, sobretudo, um instrumento racionalmente escolhido para promover uma mudança intencional em alguma direção. O momento em que, após a tomada de um conjunto de decisões, definidas em face de uma realidade determinada, inicia-se o trabalho de sistematização das atividades e dos procedimentos necessários para o alcance dos resultados previstos é denominado pela autora como:

  • A Capacidade teleológica.
  • B Planificação.
  • C Razão marxista.
  • D Marxismo vulgar

O treinamento, a avaliação e a supervisão direta de estagiários/as de Serviço Social constituem:

  • A Uma competência do/a Assistente Social.
  • B Uma atribuição privativa do/a Assistente Social.
  • C Uma designação da instituição que o/a profissional Assistente Social tem que aceitar.
  • D Um dever de todo/a Assistente Social.
  • E Todas as alternativas estão corretas.

Sobre a dimensão investigativa do Serviço Social, julgue os itens abaixo, atribuindo V às afirmações verdadeiras e F para as falsas:

( ) A natureza investigativa do Serviço Social é uma das competências profissionais. Dessa forma, os conhecimentos teórico-metodológicos, os saberes interventivos e procedimentais constituem-se como componentes fundamentais para a intervenção.
( ) ⁠O conhecimento científico não pode partir do senso comum ou da empiria. Qualquer ciência que se propõe crítica em sua análise deve abdicar do nível fenomênico da realidade.
( ) A postura investigativa da/o assistente social se manifesta nas fases de planejamento, implementação, avaliação e revisão crítica do processo interventivo. Desse modo, a dimensão investigativa está intrinsecamente relacionada com a dimensão interventiva do Serviço Social.

Assinale a sequência CORRETA:

  • A V-F-V
  • B F-F-V
  • C V-V-F
  • D F-F-F
  • E V-V-V

O conceito de participação é compreendido na metodologia do planejamento participativo.


Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A A participação é limitada a uma função consultiva, sem a possibilidade de influenciar decisões sobre “o que” ou “para que” fazer.
  • B No planejamento participativo, a participação se restringe à execução das decisões tomadas por níveis superiores, sem interferência na definição dos objetivos.
  • C A participação é meramente simbólica e não envolve a distribuição de poder nas instituições, mantendo as relações hierárquicas inalteradas.
  • D A participação envolve a distribuição de poder e a possibilidade de decidir coletivamente não apenas o “como” ou o “com que” fazer, mas também “o que” e o “para que” fazer.
  • E O conceito de participação se refere apenas à execução das tarefas operacionais, sem a necessidade de envolver os participantes na tomada de decisões estratégicas.