Questões de Planejamento (Marketing)

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Em seu livro Marketing para o Século XXI, Kotler nos lembra que todo plano de marketing dever ter, no mínimo, cinco seções, a saber: 1. Análise da situação; 2. Objetivos e metas de marketing; 3. Estratégia de marketing; 4. Plano de ação de marketing e 5. Controles de marketing.
Sobre a fase 2, é correto afirmar que

  • A é o momento adequado para construção de hipóteses sobre o futuro da empresa e realização de uma análise swot aprofundada.
  • B baseia-se em benchmarks periódicos para revisão de objetivos e metas a partir dos dados aferidos.
  • C os objetivos devem ser reformulados em termos de metas, que além de magnitude e data prevista para realização, devem ser mensuráveis para fornecer orientação e controle.
  • D a partir das construções das propostas de valor, o posicionamento deve objetivar uma clara definição de liderança em termos de preço ou de qualidade.
  • E é o momento de definir datas de campanhas publicitárias, promoções de vendas, participações em feiras e lançamentos de novos produtos.
Uma das metodologias de planejamento de marketing digital mais utilizadas atualmente é conhecida como “os 8 Ps”. Essa metodologia, criada por Vaz (2011), baseia-se no planejamento de marketing tradicional, propondo um processo que auxilie as organizações a coletar dados, planejar estratégias e ganhar relevância na internet. Assinale a alternativa que apresenta um fluxo adequado para as etapas da elaboração do planejamento da comunicação integrada.
  • A Pesquisa; produção; promoção; pioneirismo; personalização; planejamento; publicação; precisão
  • B Planejamento; pesquisa; publicação; produção; promoção; personalização; pioneirismo; precisão
  • C Pesquisa; planejamento; produção; publicação; precisão personalização; propagação; promoção
  • D Pesquisa; planejamento; produção; publicação; promoção; propagação; personalização; precisão

Um planejamento de marketing envolve algumas etapas e implica pensar estratégias dessa área, que podem ajudar uma empresa a atingir seus objetivos.
Uma das análises feitas é a de SWOT, em que se avaliam:

  • A oportunidades, ameaças, concorrentes e públicos
  • B oportunidades, ameaças, sugestões e previsões
  • C pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças
  • D pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e concorrentes
  • E pontos fortes, pontos fracos, parceiros e investidores

A primeira etapa do processo de marketing é entender, entre outros fatores, o mercado no qual está inserido. Por operar em um ambiente complexo, de constante mudança, deve-se dar atenção àquilo que constitui não apenas o microambiente, mas também o macroambiente de atuação do marketing, que é constituído de forças sociais mais amplas, capazes de afetar o microambiente.
Se um conjunto de leis e regulações é criado com o intuito de proteger as empresas, proteger os consumidores, ou mesmo de proteger os interesses da sociedade, seu conhecimento por profissionais que executam um planejamento de marketing está diretamente ligado à seguinte força que atua no macroambiente empresarial:

  • A demográfica
  • B econômica
  • C político-social
  • D cultural
  • E natural

Ao se falar em estratégias de diferenciação e posicionamento, coloca-se a necessidade de as empresas se destacarem para seus clientes quando, por exemplo, duas delas perseguem uma mesma posição. Nesse caso, cada uma deverá encontrar seu próprio caminho de distinção, respeitando as preferências do mercado-alvo definido previamente.
Na busca por quais diferenças promover, as marcas devem respeitar alguns critérios de escolha, dentre os quais o critério da antecipação, que é aquele em que

  • A a diferença entre as marcas é comunicável e visível para os compradores.
  • B a diferença entre as marcas é superior a outras formas de obtenção de benefício.
  • C a empresa pode introduzir uma diferença entre as marcas de forma lucrativa.
  • D os concorrentes não podem copiar facilmente a diferença entre as marcas.
  • E os compradores podem pagar por uma diferença de preços.