Questões de Planejamento (Pedagogia)

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Relacione as colunas identificando as características essenciais de um bom plano de ensino.


1. Coerência

2. Sequência

3. Flexibilidade

4. Precisão e objetividade


( ) Deve existir uma linha ininterrupta que integre gradualmente as distintas atividades desde a primeira até a última de modo que nada fique jogado ao acaso.

( ) Os enunciados devem ser claros, precisos, objetivos e sintaticamente impecáveis. As indicações não podem ser objetos de dupla interpretação. As sugestões devem ser inequívocas.

( ) As atividades planejadas devem manter perfeita coesão entre si de modo que não se dispersem em distintas direções. De sua unidade e correlação dependerá o alcance dos objetivos propostos.

( ) Pré-requisito importante que permite a inserção sobre a marcha de temas ocasionais, subtemas não previstos e questões que enriqueçam os conteúdos por desenvolver, bem como permitir alteração, de acordo com as necessidades ou interesses dos alunos.


A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é

  • A 2, 4, 1, 3
  • B 2, 1, 3, 4
  • C 2, 3, 4, 1
  • D 3, 2, 4, 1
  • E 3, 2, 1, 4

Relacione as colunas abaixo identificando as características essenciais do bom plano de ensino.


1. Coerência

2. Sequência

3. Flexibilidade

4. Precisão e objetividade


( ) Os enunciados devem ser claros, precisos, objetivos e sintaticamente impecáveis. As indicações não podem ser objetos de dupla interpretação. As sugestões devem ser inequívocas.

( ) As atividades planejadas devem manter perfeita coesão entre si de modo que não se dispersem em distintas direções. De sua unidade e correlação dependerá o alcance dos objetivos propostos.

( ) É outro pré-requisito importante que permite a inserção sobre a marcha de temas ocasionais, subtemas não previstos e questões que enriqueçam os conteúdos por desenvolver, bem como permitir alteração, de acordo com as necessidades ou interesses dos alunos.

( ) Deve existir uma linha ininterrupta que integre gradualmente as distintas atividades desde a primeira até a última de modo que nada fique jogado ao acaso.


A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é

  • A 1, 3, 2, 4
  • B 1, 2, 3, 4
  • C 2, 1, 3, 4
  • D 3, 1, 4, 2
  • E 4, 1, 3, 2

O planejamento escolar é uma atividade que orienta a tomada de decisões da escola e dos professores em relação às situações docentes de ensino e aprendizagem, tendo em vista alcançar os melhores resultados possíveis. Os principais requisitos para o planejamento são:

  • A programas de ensino.
  • B programas do curso.
  • C programas oficiais.
  • D programas de aula.

O planejamento é um processo de sistematização, organização e coordenação da ação docente que articula a atividade escolar ao contexto social. A escola, os professores e os alunos são integrantes desse processo. Nesse sentido, o planejamento de ensino necessita

  • A ser elaborado considerando a realidade externa à escola desvinculada dos programas e conhecimentos a serem trabalhados em sala de aula.
  • B ser produzido de forma consciente e qualitativamente satisfatória, no que diz respeito aos aspectos científicos e aos aspectos político-pedagógicos.
  • C estar vinculado diretamente aos objetivos da comunidade para a proposição das ações técnico-administrativas da escola.
  • D orientar as decisões dos gestores das redes de ensino em relação às situações relativas ao funcionamento da escola.

O planejamento pedagógico é uma ação assegurada pela Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a qual garante que os profissionais da escola tenham um tempo para planejar suas atividades. No entanto, a sua importância não se constitui apenas por ser assegurado por lei, mas pelo planejamento se constituir parte indispensável do trabalho docente, pois o planejamento docente deve ser

  • A uma ação desenvolvida pelos docentes para os discentes com vistas a organizar seus estudos e suas avaliações.
  • B um processo de elaboração de currículos e programas específicos desenvolvidos pelos docentes para a equipe diretiva da escola.
  • C um processo burocrático de preenchimento de formulários pelo docente para controle e arquivamento.
  • D um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando atividade escolar e o contexto social.