Questões de Plano de Mídia (Comunicação Social)

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Entre as funções de um profissional de mídia, Lupetti (2009) atribui tornar a mensagem publicitária acessível ao universo dos públicos do anunciante. Sendo assim, sua tarefa envolve planejar, desenvolvendo estratégias que justifiquem a programação para determinado produto, marca ou serviço. Considerando o planejamento de mídia segundo a referida autora, analise as assertivas a seguir: 


I. A penetração dos meios define o grau de intensidade de consumo dos veículos de comunicação pela população e por um público específico.

II. A cobertura é o número de vezes que determinada pessoa pode vir a receber a mensagem.

III. A missão do mídia alia um foco quantitativo aos padrões comportamentais e à criatividade, tornando o planejamento mais seletivo e direcionado. 


Quais estão corretas?


 

  • A Apenas II.
  • B Apenas III.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas I e III.
  • E I, II e III.

Ao detalhar um planejamento de comunicação, para além da earned media, deve-se considerar também as owned e paid media.
Entre os pontos fortes da owned media, podem ser citados

  • A controle das publicações e audiência de nicho.
  • B alto índice de envolvimento e confiabilidade.
  • C alto potencial de buzz e viralização externa.
  • D alta responsividade de anúncios e posts patrocinados.
  • E maior credibilidade e garantia de resultados positivos.

A mídia externa, como o próprio nome indica, é a propaganda veiculada em ambientes externos. Seu principal objetivo é transmitir informações ao público quando ele está realizando alguma atividade na rua. Assinale a alternativa que apresenta o nome das publicidades gigantescas em fachadas de edifícios.

  • A backlight
  • B frontlight
  • C busdoor
  • D painéis interativos
  • E empena

Com relação ao cronograma das ações de mídia para respostas à crise recomendado por Forni (2019), assinale a opção que relaciona corretamente a ação e o tempo correspondente.

  • A Declaração à imprensa (news statement) - 1 hora.
  • B Comunicado inicial à imprensa (news release) - 2 horas.
  • C Briefing à imprensa (news briefing) - 3 horas.
  • D Entrevista coletiva (news conference) - 24 horas.
  • E Atendimento individual à imprensa (media interview) - 48 horas.

O planejamento da comunicação organizacional contempla características específicas, entre as quais a característica do processo, que prevê que o planejamento deve

  • A ocorrer por meio de uma sucessão de fases interconectadas e contínuas.
  • B envolver a totalidade da organização.
  • C nortear-se para o futuro e assumir um caráter de longo prazo.
  • D orientar-se por princípios que direcionem suas atividades em um clima favorável para a sua operacionalização.