Questões de Política Nacional de Alfabetização (Pedagogia)

Limpar Busca

Qualquer pessoa, se perguntada, responderia que alfabetizar corresponde à ação de ensinar a ler e a escrever. No entanto, ao longo da história, o significado dessas ações foi se tornando mais complexo, e suas definições se ampliaram, passando a envolver, também, um novo termo: o letramento. Em relação à alfabetização e ao letramento, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O ensino tradicional de alfabetização, em que primeiro se aprende a “decifrar um código” a partir de uma sequência de passos/etapas, para só depois se ler efetivamente, não garante a formação de leitores/escritores. 


( ) Um dos princípios que norteiam a perspectiva do letramento é, justamente, que a aquisição da escrita não acontece desvinculada das práticas sociais em que se inscreve, ou seja, ninguém lê ou escreve no vazio, sem propósitos comunicativos, sem interlocutores e descolado de uma situação de interação.


( ) O professor precisa estar atento e deixar que o aluno produza as suas escritas apenas quando ele já dominar o sistema da escrita, ou seja, nesse processo não é viável que o aluno teste as suas hipóteses em relação à escrita.


( ) A leitura diária na escola é uma das estratégias consideradas mais eficazes para inserir os alunos no mundo da literatura, da mídia, do humor, bem como propiciar que eles se familiarizem com diferentes gêneros textuais, ampliando seus repertórios de textos e seu vocabulário.


( ) Alfabetização e letramento são processos diferentes não associáveis e independentes um do outro, que envolvem conhecimentos, habilidades e competências.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

 

  • A V – F – V – V – F.
  • B F – F – F – V – V
  • C V – V – F – V – F.
  • D F – V – F – F – V.
  • E F – V – V – F – F.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o processo de alfabetização e letramento deve:

  • A Enfocar a memorização de regras gramaticais e a repetição de exercícios de caligrafia.
  • B Priorizar a leitura e a escrita de textos curtos e simples, sem ênfase na compreensão profunda.
  • C Estimular o contato com diferentes gêneros textuais e promover a reflexão crítica sobre o conteúdo lido.
  • D Limitar-se ao ensino do código fonético, desconsiderando a contextualização da linguagem.
  • E Avaliar o aprendizado apenas por meio de provas e testes escritos, sem considerar a participação oral dos alunos.

Os pilares de alfabetização expostos na Política Nacional de Alfabetização (PNA) se aproximem do método fônico, que são:
Assinale a alternativa INCORRETA:

  • A Consciência fonêmica: conhecer e manipular os fonemas (sons) das letras.
  • B Instrução fonética sistemática: aprender a relação entre letras e sons.
  • C Fluência na leitura oral: saber ler com velocidade e de forma agradável.
  • D Desenvolvimento de habilidades artísticas.
  • E Compreensão de textos.

No que diz respeito às diretrizes operacionais para a educação de jovens e adultos (EJA), nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização e à Base Nacional Comum Curricular, bem como à educação de jovens e adultos a distância (EAD), assinale a opção correta, conforme a Resolução CNE/CEB n.º 1/2021.

  • A Os cursos de EJA desenvolvidos por meio de EAD serão ofertados para todos os anos do ensino fundamental e para o ensino médio.
  • B Os cursos de EJA desenvolvidos por meio de EAD serão ofertados apenas para os anos iniciais do ensino fundamental e para o ensino médio.
  • C Nos cursos de EJA desenvolvidos por meio de EAD, serão disponibilizados aos estudantes, além de mídias e(ou) materiais didáticos impressos, ambiente virtual de aprendizagem e plataformas garantidoras de acesso.
  • D Não serão aceitas transferências entre os cursos da EJA presencial e os desenvolvidos em EAD ou mediação tecnológica.
  • E Para os cursos de EJA do ensino médio, a oferta de EAD é limitada a no máximo 50% da carga horária total, haja vista que essa modalidade de ensino não contempla a formação geral básica, tampouco os itinerários formativos do currículo.

Você já pode ter ouvido falar no letramento infantil e se perguntado se esse é um sinônimo da alfabetização. A resposta é não! Enquanto esse segundo se refere aos processos de formação de sílabas, palavras e frases, o primeiro diz respeito à função social da leitura e da escrita. Muitas pessoas que são alfabetizadas não conseguem fazer um uso efetivo e crítico da linguagem escrita, o que significa que não são letradas. O letramento tem a ver com a capacidade de interpretar e produzir conhecimento escrito, de compreender textos e de expressar sentidos por meio deles. Pode ser considerada, então, uma etapa posterior à da alfabetização. Sobre os conceitos de alfabetização e de letramento, marque a única alternativa correta:

  • A os conceitos de alfabetização e letramento estão corretos.
  • B só o conceito de letramento está correto.
  • C o conceito de alfabetização e letramento estão errados.
  • D só o conceito de alfabetização está correto.