Questões de Políticas Educacionais (Pedagogia)

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A ampliação do acesso à escola pública tem sido feita no Brasil de forma precária e sem investimento necessário na sua qualificação, bem como em outros setores da política social, trazendo demandas ligadas ao(à):

  • A Evasão escolar.
  • B Afastamento da escola e do meio social.
  • C Ampliação de cursos online.
  • D Privatização do setor educacional.
  • E Desigualdade social.

Qual é a principal função da escola no contexto do desenvolvimento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas?

  • A Proporcionar um ambiente seguro, mas estando sempre atento ao comportamento desses jovens.
  • B Fornecer conhecimentos básicos sem perspectiva de crescimento futuro.
  • C Priorizar a punição e a reabilitação jurídica.
  • D Isolar os adolescentes do convívio social.
  • E Desenvolver a consciência cidadã e a capacidade de intervenção social.

A escola tem uma responsabilidade muito grande com os estudantes dentro do ambiente escolar.
Analise as afirmativas abaixo sobre a prevenção de acidentes na escola.

1. É necessária a manutenção constante de parques, assegurando que estejam em condições de uso, limitando o acesso em conformidade com a faixa etária, peso e altura, conforme a recomendação dos fabricantes.
2. Ao realizar a limpeza dos espaços escolares, os profissionais devem atentar-se à correta sinalização de modo a evitar quedas daqueles que transitam por aquele espaço.
3. A escolha correta dos brinquedos no ambiente escolar é de responsabilidade da instituição. Recomenda-se obedecer às normas do fabricante quanto à faixa etária e forma de utilização.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva possui alguns objetivos, analise a alternativa que não constitui um objetivo dessa política:

  • A Assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.Promover a transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
  • B Orientar os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino.
  • C Promover a transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
  • D Ofertar o atendimento educacional especializado; formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão.
  • E Regular a participação da família e da comunidade no planejamento da acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

Sobre a PNEEPNEI (Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva), analise as afirmativas a seguir:
I. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis.
II. A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, mas, não implicando em mudança estrutural e cultural da escola, para que os alunos com TGD tenham suas especificidades atendidas.
III. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, acompanha os avanços do conhecimento e das lutas sociais, visando constituir políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os alunos.

Considera-se correta(as):

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E Apenas I e III.