Questões de Políticas Educacionais e Organização (Educação Artística)

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A Pesquisa Educacional Baseada em Artes (PEBA) é uma forma de investigação que não busca a produção de um tipo de conhecimento que seja exato, cujos achados sejam utilizados para explicar e prever resultados.


É correto afirmar que PEBA se caracteriza:

  • A Pelo modo como linguagens poéticas – visuais, performáticas, literárias e musicais – se inserem na pesquisa e auxiliam o pesquisador a captar, no processo de investigação, questões educacionais imbuídas de diversos sentidos, significados e valores.
  • B Pela existência de narrativas emotivas e de relatos que permitem que o pesquisador compreenda a natureza de eventos científicos diversificados e descreva os resultados obtidos de forma lógica e formal.
  • C Pela distinção precisa entre pesquisador e pesquisado, tendo em vista que, nesse tipo de pesquisa, as histórias e contextos de vida não interferem na interpretação dos processos artísticos estudados e nos resultados das investigações.
  • D Pela realização de pesquisas intervencionistas, formas qualitativas de coletar dados e modelos padronizados de divulgação dos resultados que contribuam com a formação de professores e pesquisadores.

Uma professora que atua com Arte em cursos superiores desenvolveu e implementou, com os estudantes matriculados no componente curricular que ministra, uma ação educativa direcionada a 50 crianças atendidas por uma ONG. Tal ação foi devidamente registrada em seu diário de classe e avaliada, tendo em vista que se trata de uma demanda institucional, provisionada no projeto pedagógico do curso, direcionada ao atendimento da resolução CNE/CES nº 7 de 17 de dezembro de 2018, que regimenta uma das metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024.

A proposição desenvolvida pela professora está relacionada à:

  • A Prática como Componente Integrador.
  • B Prática como Componente Curricular.
  • C Curricularização da Pesquisa.
  • D Curricularização da Extensão.

Com base nos textos de Ossona (1988) e Vieira (2007), que discutem a dança como uma forma de expressão pessoal e de educação do sensível, e considerando a LDB (Lei nº 9.394/96), é correto afirmar que o ensino da dança no Ensino Médio, como parte do componente curricular de Arte, deve:

  • A Priorizar o desenvolvimento e a apreciação de vivências com danças populares e danças circulares para promover a valorização da cultura afro-brasileira e indígena e de danças de outros povos.
  • B Contribuir para que os estudantes possam reconhecer seus sentimentos e expressar seus pensamentos sinestesicamente, através da criação de danças autorais.
  • C Priorizar a apreciação de diferentes modalidades de dança e o reconhecimento do repertório de passos para que as habilidades de execução do movimento possam ser desenvolvidas.
  • D Contribuir com o desenvolvimento da expressividade, fomentar a criatividade, ampliar o pensamento crítico e reconhecimento dos contextos culturais e sociais da produção em dança.

É de extrema importância conhecer o contexto educativo cultural do qual se faz parte, pois o próprio contexto pode gerar conteúdos através da inclusão das culturas locais. A integração da escola com a comunidade fortalece:

  • A A orientação acadêmica europeia.
  • B Os meios de consumo.
  • C A identidade da comunidade e de seus educadores.
  • D Os indicadores nas provas internacionais dos estudantes.
  • E O recebimento de verbas federais.

Sabe-se que a cultura adquire diferentes formas através do tempo e em diferentes espaços. Em função disso, é fundamental que seja explorada, de forma plural e criativa nas escolas, a:

  • A Unicidade social.
  • B Diversidade cultural.
  • C Aptidão artística.
  • D Cópia mimeografada.
  • E Reprodução de imagem.