Questões de Políticas Públicas e Educacionais em Educação Física (Educação Física)

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Segundo a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB), os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

Acerca da Educação Física, componente curricular obrigatório da educação básica, segundo a lei, é correto afirmar que sua prática é facultativa ao aluno:

  • A que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a quatro horas.
  • B que comprovar situação de arrimo de família.
  • C maior de vinte e quatro anos de idade.
  • D que comprovar necessidade de deslocamento superior a três horas para chegar à escola.
  • E que tenha prole.

A finalidade proveniente da instituição esportiva que "invade" a escola é a

  • A seleção.
  • B reinvenção.
  • C reprodução.
  • D objetivação.
  • E internalização.

Para se pensar uma proposta de educação física articulada a um projeto de escola como instituição republicana, segundo González e Fensterseifer (2010), a abordagem dos conhecimentos relativos às práticas corporais deve se basear pelos conceitos de

  • A pluralidade do conhecimento corporal e conceitual; releitura e apropriação crítica; reconhecimento da condição histórica.
  • B interdisciplinaridade e provisoriedade do conhecimento; movimento histórico; simultaneidade enquanto dados da realidade.
  • C seleção, organização e sistematização do conhecimento; mudança e contradição; relevância social do saber escolar.
  • D dinâmica curricular; organização do trabalho pedagógico e trato do conhecimento; planejamento coletivo.
  • E prática social inicial, problematização, instrumentalização e catarse; autoavaliação; gestão e normalização.

O conteúdo que se produz interno ao conjunto dos valores da instituição esportiva, e se atualiza na escola, é

  • A a monocultura do futebol.
  • B o predomínio do esporte.
  • C o jogo instrumental.
  • D a pseudoformação.
  • E o produto cultural.

No contexto apresentado, o significado que a instituição esportiva irradia para a escola é a

  • A competição.
  • B classificação.
  • C meritocracia.
  • D comparação.
  • E instrumentalização.