Questões de Porta-vozes Institucionais (Comunicação Social)

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Em situação de crise é recomendável que seja instalado, imediatamente, um Comitê de Crise com pessoas que estejam disponíveis em tempo integral para a solução dos problemas identificados.
Em geral, o Comitê é composto de um Porta-voz; da Assessores de Imprensa; de Diretores de reconhecida liderança e de uma Assessoria Jurídica.
Assinale a alternativa que apresenta a correta atuação do participante do Comitê.

  • A A Assessoria de Imprensa se incumbirá de fazer clip-ping e convocar a imprensa. Os releases ficam suspensos enquanto a crise perdurar.
  • B É importante que o Porta-voz tenha autoridade para falar em nome da empresa. Em geral é um Diretor.
  • C Durante as ações necessárias para administrar a crise, os diretores com liderança participarão de sessões de media training para que não sejam surpreendidos em eventuais necessidades de pronunciamento.
  • D A Assessoria Jurídica deverá ser consultada para que os textos do porta-voz tenham linguagem compatível com a área.
  • E A Assessoria de Imprensa deverá impedir que a imprensa tome a iniciativa de abordar o Porta-voz, mas garantir a presença do maior número possível de veículos nos seus pronunciamentos.

Perante uma crise institucional, a equipe de comunicação da instituição precisa tomar providências imediatas para atenuar a situação de instabilidade. Acerca da gestão de crise, analise as afirmativas.
I. De maneira geral, as crises não podem ser previstas, portanto, assim que uma situação de instabilidade se instala, a equipe de comunicação precisa agir rapidamente na construção de um plano de gestão.
II. A concepção do plano de gestão deve considerar, entre outras, questões como: riscos potenciais da atuação da organização na sociedade, ações estratégicas a serem desenvolvidas, monitoramento contínuo e soluções para resolver a crise.
III. Perante uma crise de forte impacto institucional, o ideal é pensar na distribuição de mensagens pelas redes sociais e não fazer muito contato com a imprensa, porque ela pode colaborar para danificar ainda mais a imagem da organização.
IV. Tão logo surja a crise, deve ser constituído um Comitê de Crise, formado por representantes da alta administração da organização, gestores associados ao foco da crise e pelo executivo à frente da equipe de comunicação.
V. O principal efeito da crise está no dano à imagem da organização perante os públicos estratégicos e a opinião pública, por isso, em momentos de crise  institucional, a comunicação externa com a sociedade passa a ser mais importante do que a comunicação interna.

Estão corretas as afirmativas

  • A III e V, apenas.
  • B I, IV e V, apenas.
  • C I, II e III, apenas.
  • D II e IV, apenas.

Julgue o item que se segue, referentes a responsabilidade social corporativa e a comunicação de crise.  


A gestão de crises requer cuidados e envolve processos comunicacionais importantes. Nesse sentido, garantir agilidade na resolução dos problemas é parte fundamental do papel do porta-voz da organização. 

  • Certo
  • Errado

Assinale a alternativa que se refere corretamente às fontes oficiais.

  • A São também conhecidas como oficiosas.
  • B São as fontes conhecidas também como autorizadas.
  • C São todas as fontes que têm proximidade com os fatos.
  • D São exclusiva e diretamente a presidência ou a direção da organização.
  • E Aquelas que representam a voz oficial da organização: porta-voz, relações públicas ou assessor de imprensa.

No relacionamento com a imprensa, é fundamental que a organização esteja preparada para entender as técnicas e os interesses jornalísticos. Para o aproveitamento de um release por um veículo jornalístico, é importante, entre outros critérios, que o release

  • A seja novidade e seja amplamente divulgado para diversos meios de comunicação.
  • B tenha exclusividade, seja adequado ao perfil do veículo e desperte o interesse público.
  • C contenha, entre aspas, dizeres de um representante da alta direção da organização e tenha um título criativo.
  • D apareça acompanhado de imagens, de vídeos e de brindes, compondo um press kit.
  • E mantenha certo suspense sobre a novidade, instigando o veículo a pedir mais informações à organização.