Questões de Portaria (Redação Oficial)

Limpar Busca

Ao documento de ato administrativo de qualquer autoridade pública, que contém instruções acerca da aplicação de leis ou regulamentos, recomendações de caráter geral, normas de execução de serviço, nomeações, demissões, punições, ou qualquer outra determinação da sua competência, dá-se o nome de:

  • A Regimento.
  • B Estatuto.
  • C Decreto.
  • D Resolução.
  • E Portaria

Analise a linguagem e o formato do exemplo abaixo e assinale a alternativa que corresponde ao nome do documento.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A Relatório.
  • B Memorando.
  • C Ata.
  • D Portaria.
  • E Despacho.

Assinale a alternativa que, segundo o Manual de Redação da Presidência da República (2018, p. 147), corresponde ao “instrumento pelo qual Ministros ou outras autoridades expedem instruções sobre a organização e o funcionamento de serviço, sobre questões de pessoal e outros atos de sua competência”.

  • A Lei Ordinária.
  • B Lei Complementar.
  • C Emenda Constitucional.
  • D Decreto.
  • E Portaria.

Saber redigir documentos oficiais é uma necessidade para quem ocupa cargo na administração pública. A padronização desses documentos é necessária para assegurar que o processo de comunicação tenha clareza, precisão, objetividade e coesão. O documento que visa a estabelecer normas para regulamentar conduta de funcionários públicos subordinados é denominado  

  • A ofício.
  • B memorando.
  • C ata.
  • D portaria.

Julgue o item que se segue.


As portarias são exemplos de correspondência oficial, e devem seguir as normas da redação oficial, incluindo o uso do padrão culto da língua portuguesa.

  • Certo
  • Errado