Questões de Posicionamento (Marketing)

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O posicionamento de mercado é menos relevante na era digital, pois, com a variedade de produtos e serviços disponíveis online, os consumidores estão menos preocupados com a imagem e os valores de uma empresa. 
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O posicionamento de mercado, conforme definido por Philip Kotler, é a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o objetivo de ocupar uma posição diferenciada na escolha do público-alvo, o que implica na forma como a marca deseja ser percebida por seu público.

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Ao se falar em estratégias de diferenciação e posicionamento, coloca-se a necessidade de as empresas se destacarem para seus clientes quando, por exemplo, duas delas perseguem uma mesma posição. Nesse caso, cada uma deverá encontrar seu próprio caminho de distinção, respeitando as preferências do mercado-alvo definido previamente.
Na busca por quais diferenças promover, as marcas devem respeitar alguns critérios de escolha, dentre os quais o critério da antecipação, que é aquele em que

  • A a diferença entre as marcas é comunicável e visível para os compradores.
  • B a diferença entre as marcas é superior a outras formas de obtenção de benefício.
  • C a empresa pode introduzir uma diferença entre as marcas de forma lucrativa.
  • D os concorrentes não podem copiar facilmente a diferença entre as marcas.
  • E os compradores podem pagar por uma diferença de preços.

O setor de Comunicação e Marketing tornou-se fundamental em toda e qualquer empresa, na medida em que todas precisam criar mecanismos de informação que possibilitem conhecer e alimentar tanto o mercado em que atua quanto o ambiente interno que mantém sua estrutura.
Nesse sentido, é importante que uma empresa esteja sempre atenta à recepção e/ou à emissão de informações para três sistemas, a saber:

  • A organizacional, financeiro e habitacional
  • B ambiental, organizacional e paralelo
  • C ambiental, competitivo e organizacional
  • D competitivo, organizacional e financeiro
  • E competitivo, financeiro e ambiental

Qual das seguintes opções NÃO é um passo no processo de planejamento estratégico de marketing?

  • A Definição da missão e objetivos da empresa.
  • B Análise SWOT.
  • C Segmentação e seleção de mercados-alvo.
  • D Definição das metas de vendas.
  • E Desenvolvimento de um posicionamento de mercado.