Questões de Práticas Pedagógicas em Artes Cênicas (Artes Cênicas)

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A atividade da dança na escola pode desenvolver na criança a compreensão de sua capacidade de movimento, mediante um maior entendimento de como seu corpo funciona. Assim, poderá usá-lo expressivamente com maior inteligência, autonomia, responsabilidade e sensibilidade.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Secretaria de Educação Fundamental. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p. 67.

Da leitura do trecho decorre que um dos objetivos educacionais da dança é a
  • A inclusão de todos os corpos na sociedade e o desenvolvimento de práticas de empoderamento.
  • B compreensão da estrutura e do funcionamento corporal e a investigação do movimento humano
  • C integração dos indivíduos no coletivo, para incentivar a autoestima e a autoconfiança.
  • D exercitação das funções motoras e a prevenção de eventuais dificuldades de mobilidade.
  • E formação de uma consciência corporal saudável, aliada a uma educação alimentar.

Quanto à unidade temática Teatro para o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), assinale a opção que indica corretamente o objeto de conhecimento correspondente a elemento de linguagem.

  • A Pesquisar e criar formas de dramaturgias e espaços cênicos para o acontecimento teatral, em diálogo com o teatro contemporâneo.
  • B Investigar e experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
  • C Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.
  • D Experimentar a gestualidade e as construções corporais e vocais de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico.
  • E Compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos, caracterizando personagens, cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.
 Caracterizam o conceito tradicional do teatro na educação, EXCETO: 
  • A Interessa o processo ou a realização do projeto que motivou o grupo.
  • B As situações levantadas são criadas por algum autor ou somente pelo professor.
  • C Inicia-se com obra escrita ou acabada.
  • D O professor apresenta o desenvolvimento da obra.
  • E É pretendida uma apresentação.
O Teatro do Absurdo tem sua origem em alguns países da Europa; uma de suas principais características é se opor ao Realismo até então produzido nas encenações e dramaturgias do século XX. Dentre as inúmeras transformações e contribuições, há uma fortuna crítica de dramaturgos que produziram relevantes obras para tal estilo teatral. São considerados dramaturgos pertencentes ao movimento do Teatro do Absurdo, EXCETO: 
  • A Harold Pinter. 
  • B Samuel Beckett. 
  • C Eugène Ionesco. 
  • D William Shakespeare. 
Stanislavski (1863-1938) propõe ferramentas que possibilitam ao ator acessos à construção da personagem; para o teórico, o sistema deve ser visto como um processo de treinamento do ator, uma ferramenta de aprendizagem e não de forma cristalizada ou como um manual a ser seguido. As ferramentas do sistema Stanislavski, por meio dos “objetivos”, estimulam o trânsito entre aspectos conscientes e inconscientes do ator, possibilitando uma atuação mais orgânica e fluida. São consideradas algumas ferramentas deste método: 
  • A Kinesfera; eixo; fluxo; peso; giros; e, rolamentos.
  • B Mágico; subtexto; relaxamento; arco plantar; e, equilíbrio.
  • C Corpo cotidiano; corpo extracotidiano; bios-cênico; pré-expressividade; e, piruetas.
  • D Ações físicas; circunstâncias dadas; unidades de ação; objetivos; e, memória emotiva.