Questões de Pressupostos Epistemológicos: Teorias do Conhecimento (Pedagogia)

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O ideário da emancipação tem uma longa história no pensamento filosófico e pedagógico, remontando ao iluminismo no século XVIII e a valorização que este confere ao exercício da razão. No que concerne à educação profissional o termo não é incomum, sendo, pois, mobilizado por diversos autores muito conhecidos no âmbito da educação técnica e profissional, tais como Lucília Machado, Marise Ramos e Gaudêncio Frigotto. Considerando o que foi pontuado e considerando as especificidades dos Institutos Federais, o ideário da emancipação nessas instituições visa

  • A retomar a proposição iluminista de valorização da razão e da ilustração, cuja expressão maior é o desenvolvimento de uma proposta formativa na qual os estudantes possam transitar pelas obras dos grandes nomes da ciência e da cultura.
  • B instituir processos formativos pautados no modelo clássico-tradicional baseado na relação hierárquica entre professor e aluno, no sentido que o assujeitamento do aluno no presente permitirá sua condição de sujeito no futuro.
  • C abrir possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento para todos os alunos com base no tratamento estrito dos conteúdos de ensino, evitando que aspectos marcadamente externos à escola, (condição de classe, gênero etc.) se façam presentes no interior do processo pedagógico.
  • D constituir um processo formativo que, ao conjugar técnica, ciência e cultura numa perspectiva crítica, promova a autonomia dos educandos e o fortalecimento de valores e disposições éticas orientadas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
  • E promover o acesso à cultura histórica e socialmente acumulada pela humanidade tendo em vista a tarefa precípua de preparação dos alunos e alunas para ingressar no ensino superior e, com isso, romper com sua condição de classe.

A proposta curricular do Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) prevê integração entre formação geral e formação profissional, organizadas em torno de núcleos politécnicos. A esse respeito, a disciplina de filosofia, propriamente dita, constaria nos núcleos

  • A articulador e tecnológico.
  • B tecnológico e atividades criativas.
  • C prática profissional e estruturante.
  • D estruturante e articulador.
  • E atividades criativas e prática profissional.

Segundo os estudos de Marilena Chauí, “a educação pública está solidificada historicamente na garantia da sua universalidade, ou seja, em uma educação que atinja todos e de forma obrigatória, pelo menos, durante um período da vida, uma vez que ao direito de se educar corresponde o dever social de frequentar a escola. Essa educação deve ser gratuita, posto que para todos e mantida pelo Estado, além de ser igualitária, laica e NÃO CONFESSIONAL”.

O que significa o termo “NÃO CONFESSIONAL” citado no texto acima no contexto educacional?

  • A Que não tem afiliação ou orientação religiosa específica.
  • B Que apresenta uma filiação ou orientação religiosa específica.
  • C Que não se assemelha a uma confissão.
  • D Que se assemelha a uma confissão.

Considerando as bases epistemológicas da aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A O estruturalismo explica por que as pessoas têm certos hábitos e costumes e até determinado caráter.
  • B O sociointeracionismo afirma a influência da biologia no comportamento humano
  • C O interacionismo coloca em polos distintos a cognição e a afetividade.
  • D O comportamentalismo explica a aprendizagem com o conceito de necessidade.
  • E O cognitivismo estabelece os conceitos de retenção e transferência para explicar o processo de aprendizagem.

As concepções político-filosóficas de educação se referem a diferentes visões e abordagens sobre o papel, os objetivos e a natureza da educação na sociedade. Nesse sentido, a educação crítica tem por princípio a consideração da educação como ferramenta de transformação social e conscientização das estruturas de poder. Com base nisso, é correto afirmar que seu principal objetivo é:

  • A promover a aprendizagem significativa, considerando o estágio de desenvolvimento individual;
  • B promover a aquisição de conhecimento prático e habilidades úteis para a vida;
  • C estimular a aprendizagem ativa, integrando teoria e prática para resolver problemas reais;
  • D estimular o desenvolvimento integral do indivíduo, enfatizando a liberdade, a criatividade e a autonomia;
  • E capacitar indivíduos para a crítica social, avançando para a emancipação e para a igualdade.