Questões de Principais Autores (Pedagogia)

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Libâneo (2012) faz uma crítica a como, muitas vezes, a função social da escola sobreleva a sua função escolar propriamente dita. Ou seja, para o autor, o problema está na distorção dos objetivos da escola, quando a função de socialização passa a ter apenas o sentido de convivência, de compartilhamento cultural, de práticas de valores sociais, em detrimento do acesso à cultura e à ciência acumuladas pela humanidade. Com isso o autor, postula que:

  • A A escola deveria ser pública e gratuita para todos.
  • B Não há justiça social sem conhecimento, nem cidadania, se os alunos não aprenderem.
  • C A escola não socializa como deveria.
  • D Garantir escola para todos é dever do Estado e sua oferta é direito das crianças e jovens.
  • E Os métodos atuais da escola são obsoletos frente às novas tecnologias.

De acordo com José Carlos Libâneo (2001), “Educação compreende o conjunto dos processos, influências, estruturas e ações que intervêm no desenvolvimento humano de indivíduos e grupos na sua relação ativa com o meio natural e social, num determinado contexto de relações entre grupos e classes sociais, visando à formação do ser humano. A educação é, assim, uma prática humana, uma prática social, que modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, que dá uma configuração à nossa existência humana individual e grupal”. Diante do exposto, analise as assertivas abaixo:

I. A educação está ligada a processos de comunicação e interação pelos quais os membros de uma sociedade assimilam saberes, habilidades, técnicas, atitudes, valores existentes no meio culturalmente organizado e, com isso, ganham o patamar necessário para produzir outros saberes, técnicas, valores, etc.
II. É intrínseco ao ato educativo seu caráter de mediação, mediante o qual favorece o desenvolvimento dos indivíduos na dinâmica sociocultural de seu grupo, sendo que o conteúdo dessa mediação são os saberes e modos de ação, isto é, a cultura que vai se convertendo em patrimônio do ser humano.
III. A educação é uma prática social que busca realizar nos sujeitos humanos as características de humanização plena. Todavia, toda educação se dá em meio a relações sociais. Em uma sociedade em que essas relações se dão entre grupos sociais antagônicos, com interesses convergentes, em relações de exploração de uns sobre outros, a educação só pode ser crítica, pois a humanização plena implica a transformação dessas relações.

Quais estão corretas?

  • A Apenas II.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

A partir das concepções de Libâneo (2015), sustentar o entendimento de que o contexto institucional e sociocultural educa, que o ambiente social existente na escola educa, significa dizer que os modos de funcionamento da escola são práticas educativas, eles educam e ensinam, propiciam aprendizagens, produzem mudanças no modo de pensar e agir das pessoas. Isso pode ser comprovado desde a concepção de gestão que vigora na escola, a estrutura de gestão, o processo de tomada de decisões, as formas de relacionamento entre as pessoas, até o modo como funcionam a entrada das crianças na sala de aula, o relacionamento do pessoal administrativo com os alunos, o relacionamento entre as professoras, a distribuição da merenda, a higiene dos banheiros, a limpeza, etc. São representações dos pensamentos de Libâneo, EXCETO:

  • A A escola é o melhor lugar de formação continuada, visando ao desenvolvimento pessoal de gestores e professores.
  • B O ambiente escolar, o que se faz e o que se diz na escola, sequer influenciam nos processos de aprendizagem dos alunos e professores.
  • C Todas as práticas citadas carregam um forte sentido educativo e de aprendizagem.
  • D Toda escola precisa ser bem organizada para que os alunos aprendam melhor e formem convicções no seu modo de pensar e agir.
  • E A escola é um lugar de aprender a profissão docente, de modo que todos contribuam no aprimoramento das práticas de organização e gestão, levando a melhorar a aprendizagem dos alunos.

É consenso entre os teóricos da psicologia vigotskiana que o domínio de conteúdos escolares requer a evolução gradativa de formas de raciocínio concretas e situacionais outros modos de conduta dos tipos

  • A polivalente, empreendedora e competitividade.
  • B espontaneísta, egocêntrica e operacional.
  • C intencionais, conscientes e altamente abstratas.
  • D pré-operatória, complexa e lógico-concerta.

Ao tecer observações acerca das transformações afetivas ocorridas na segunda infância, Jean Piaget destaca as mudanças profundas relacionadas aos sentimentos morais. Os resultados dos seus estudos psicológicos levaram esse teórico a concluir que, enquanto a obediência marca a primeira infância, é o respeito mútuo a marca distintiva da segunda infância. Daí que a consequência afetiva, especialmente importante, derivada deste respeito mútuo é

  • A a cidadania passiva.
  • B a ambição e vontade de vencer em grupo.
  • C o contrato de relações hipotímicas.
  • D o sentimento de justiça.