Questões de Principais Correntes do Pensamento Sociológico (Pedagogia)

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Assinale a afirmativa que descreve corretamente a concepção do sistema de ensino enquanto violência simbólica, proposta pela teoria crítica de Bourdieu e Passeron.

  • A A educação é um instrumento de equalização e superação da marginalidade em uma sociedade produtora de diferenças sociais.
  • B A intervenção pedagógica é maximizada pela padronização do sistema de ensino com base em princípios de racionalidade, eficiência e produtividade.
  • C A função da educação é a de reproduzir as desigualdades sociais e, mediante a reprodução cultural, ela contribui especificamente para a reprodução social.
  • D A tarefa da pedagogia contemporânea é relativizar o conhecimento sistematizado e perceber os sujeitos como produtores de conhecimento dentro de sua cultura.
  • E A educação é um meio para corrigir as distorções sociais e serve como instrumento homogeneizador que reforça os laços identitários.

A perspectiva sociointeracionista de aprendizagem tem entre seus pressupostos, EXCETO:

  • A a aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumento e signos
  • B a atividade mental é exclusivamente humana e é resultante da aprendizagem social, da interiorização da cultura e das relações sociais
  • C a linguagem é o principal mediador na formação e no desenvolvimento das funções psicológicas superiores
  • D O comportamento aprendido é uma resposta a estímulos externos, controlados por meio de reforços que ocorrem com a resposta ou após a mesma
  • E o desenvolvimento mental é, em sua essência, um processo sociogenético

Quanto à pedagogia histórico-crítica é INCORRETO afirmar:

  • A Tem como seu principal formulador o professor e pesquisador Dermeval Saviani. Onde a proposição de Saviani se opõe às especificações das pedagogias tradicional e nova.
  • B Indica que a função docente não ocorre via apenas o método da repetição (vertente tradicional), e nem exclusivamente pelo interesse espontâneo da realidade por parte do aluno (vertente escolanovista).
  • C Parte de uma teoria da história em que predominam as análises, via a reprodução ideal do movimento do real, que é a sociedade instituída pelos pressupostos do modo de produção capitalista.
  • D Toma como inspiração a ciência da história com base nas produções da Escola dos Annales.
  • E Tem como pressuposto a problematização sobre o modo de produção para compreender o desenvolvimento histórico do homem.

O sociólogo francês Bernard Lahire, dedicado ao estudo das ações e socializações humanas, diz na obra Retratos Sociológicos (2004) que não há harmonia na busca pelo impecável (Matos, 2020). Pereira (2021), nesse sentido, reforça que a capacidade de compreender os outros sem julgamentos permite um relacionamento mais saudável entre as pessoas, principalmente no cotidiano do trabalho. A adoção da empatia ameniza sintomas mais agudos de ansiedade, pois cria-se uma abertura para o diálogo entre as partes e soluções mais adequadas para a continuidade das ações. Alinhada a essa temática, analise as asserções a seguir:


I.O interesse pelo bem-estar do próximo é um dos princípios da vulnerabilidade da liderança, um conceito que vem ganhando força no ambiente de trabalho.

II.A essencialidade de nos mantermos atualizados é superior a fenômenos sociais como o FoMo, abreviação de Fear of Missing Out, traduzido como o medo de perder algo.

III.As metodologias ágeis ganham cada vez mais espaço no ambiente de trabalho, não apenas pela agilidade na entrega dos projetos, mas pela capacidade de transformar as mudanças em insights criativos.


É correto o que se afirma em:

  • A III, apenas.
  • B I, II e III.
  • C II, apenas.
  • D I, apenas.
  • E I e III, apenas.

No âmbito das teorias da educação, o filósofo e educador John Dewey possui lugar de destaque, notadamente por sua proposta de unir, na educação das crianças, experiência e educação. A perspectiva teórica por ele desenvolvida filia-se à corrente teórica do

  • A behaviorismo.
  • B marxismo.
  • C neomarxismo.
  • D pragmatismo.