Questões de Principais Escolas Teóricas (Relações Públicas)

Limpar Busca

Etimologicamente, o significado da palavra “comunicação”, originada do latim, é

  • A transmitir informações, educar, formar.
  • B tornar comum, compartilhar, trocar opiniões.
  • C informar, influenciar opiniões.
  • D formar opiniões, persuadir, manipular.
  • E convencer, transmitir e controlar opiniões.

Nos estudos da comunicação social, o grupo que é formado por indivíduos anônimos, os quais estabelecem pouca interação entre si, e que possui uma organização frágil, não sendo capaz de agir de forma integrada, é chamado de

  • A público.
  • B audiência.
  • C multidão.
  • D massa.
  • E nicho.

A comunicação humana é um processo que envolve a troca de pensamentos, conhecimentos, sensações e ideias. Para aprimorar esse processo, foram aprimoradas técnicas antigas e desenvolvidas técnicas modernas. Acerca desse tema, julgue o item que se segue. 
Criar uma situação onde cada parte atinja a compreensão a partir do ponto de vista do outro é chamado de janela de Johari.

  • Certo
  • Errado

A expressão “indústria cultural” está relacionada a

  • A Marx e Hegel.
  • B Marcuse e Benjamin.
  • C Engels e Nietzsche.
  • D Adorno e Horkheimer
  • E Morin e Freud.

De acordo com a Teoria da Excelência em Relações Públicas, é INCORRETO afirmar que:

  • A As organizações podem auxiliar os públicos a atingirem seus objetivos, ao passo que os públicos também podem influir para que as organizações alcancem seus objetivos.
  • B As relações públicas praticadas em função gerencial, em detrimento de outras gerências da organização, são capazes de apoiar as organizações na interação com públicos de interesse. Para isso, atuam na identificação de quais públicos são estratégicos para a organização, ou seja, quais públicos influenciam de forma consequente as decisões da organização.
  • C Organizações que praticam relações públicas excelentes utilizam o modelo assimétrico de duas mãos como ideal normativo. Esse modelo, entre outros aspectos, faz uso da pesquisa para analisar cenários e monitorar o ambiente e se comunica por meio de persuasão para obter o comportamento esperado dos públicos.
  • D As relações públicas raramente terão participação relevante na função estratégica e nem poderão influenciar decisões chave da organização, a não ser que o alto executivo de Relações Públicas faça parte ou tenha acesso à alta direção com maior poder na organização.
  • E O ativismo tende a conduzir as organizações a praticarem relações públicas excelentes. Organizações que enfrentam pressão de ativistas, entre outros aspectos, tendem a contar com culturas e estruturas mais abertas para o seu ambiente.