Questões de Princípios do Atendimento (Atendimento ao Público)

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Por atendimento entende-se o ato de atender, ou seja, o ato de cuidar, de prestar atenção às pessoas que recebemos ou mantemos contato. O atendimento requer, de quem o pratica, muita responsabilidade e um estado de espírito embasado na competência e na gentileza. São objetivos básicos do atendimento, EXCETO:

  • A Recepcionar – Receber as pessoas, passar uma imagem positiva e prestar um bom serviço.
  • B Informar – Esclarecer as dúvidas.
  • C Orientar – Indicar opções e ajudar a tomar decisões.
  • D Filtrar – Diagnosticar as necessidades dos públicos.
  • E Resolver – Solucionar todos os problemas que se impuserem.

Leia o texto a seguir.
Conforme Chiavenato (2007), “O sistema de comunicação envolve, no mínimo dois grupos: o remetente (fonte) e o receptor (destino), isto é, o que envia a comunicação e o que a recebem. A fonte é o ponto inicial e o destino, o ponto final da comunicação. Entre eles existem mais de quatro componentes do processo: a transmissão, o canal, a recepção e o ruído”. Para entender a importância de um bom atendimento, inicialmente deve-se entender porque atender bem os clientes é tão importante, e para que isso ocorra, é necessária uma boa comunicação entre as partes.

Disponível em: < https://portal.fslf.edu.br/wpcontent/uploads/2016/12/Estela_Alves_Santos.pdf>. Acesso em: 27 set. 2024. 

Nesse contexto, qual das abordagens é recomendada para um bom atendimento ao público?

  • A Adotar uma postura autoritária para mostrar segurança.
  • B Evitar contato visual para não intimidar o cliente.
  • C Usar termos técnicos sem se preocupar com o entendimento do cliente.
  • D Demonstrar empatia e esclarecer as dúvidas do cliente.

Durante uma abordagem a um cliente insatisfeito, qual atitude é mais recomendada para resolver a situação?

  • A Ignorar as reclamações do cliente
  • B Prometer uma solução imediata, mesmo sem poder
  • C Defender a empresa a todo custo
  • D Ouvir atentamente e buscar entender o problema

Associe CORRETAMENTE cada princípio de atendimento ao público com a sua definição correspondente.
(1) Presteza
(2) Cortesia
(3) Eficiência
(4) Discrição
(5) Objetividade

(a) Capacidade de resolver as demandas do cliente de forma rápida e eficaz.
(b) Tratar o cliente com educação e respeito.
(c) Fornecer informações de forma clara e direta.
(d) Atender prontamente as solicitações dos clientes.
(e) Manter sigilo sobre informações confidenciais do cliente.


A sequência CORRETA é:

  • A 1-e, 2-c, 3-b, 4-d, 5-a
  • B 1-b, 2-a 3-d, 4-c, 5-e
  • C 1-a, 2-e, 3-c, 4-b, 5-d
  • D 1-c, 2-d, 3-e, 4-a, 5-b
  • E 1-d, 2-b, 3-a, 4-e, 5-c

Os cidadãos devem ser informados sobre seus direitos, deveres e opções disponíveis para acessar serviços públicos, incentivando sua participação ativa e consciente na gestão pública. Ao ser abordado por um cidadão, o servidor público deve atende-lo de forma:

  • A Relapsa.
  • B Cuidadosa.
  • C Autoritária.
  • D Desleal.
  • E Antiética.