Um aluno de 8 anos apresenta um comportamento considerado indisciplinar na sala de aula, desrespeitando os professores e batendo constantemente nos colegas. As aulas ocorrem, em sua maioria, em sala de aula onde o aluno não consegue ter concentração nas tarefas que lhe são atribuídas, não copia adequadamente e não consegue permanecer sentado durante todo o tempo de sala de aula. A família é constantemente chamada na escola. Sua aprendizagem não reflete o esperado, demonstrando grande dificuldade principalmente nas operações matemáticas. Também demonstra dificuldades na leitura e na escrita e escreve com letra bastão, na maioria das vezes não separa as palavras em uma frase, escrevendo todas juntas. Analisando a situação hipotética, considere uma intervenção psicopedagógica a partir da epistemologia genética desenvolvida por Piaget e assinale a afirmativa correta.
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A Como o aluno apresenta questões comportamentais, a psicopedagogia não pode atuar nesse caso, pois, para isso, é necessário que a escola encaminhe o aluno a um médico psiquiatra, a fim de verificar se ele não apresenta nenhum distúrbio mais sério que pode, inclusive, colocar colegas, professores e família em risco, bem como a si mesmo.
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B A situação descrita envolve a necessidade de a escola acionar o Conselho Tutelar, visto que o aluno evidentemente não possui limites e educação adequados de sua família, o que interfere no trabalho da escola. A partir da intervenção do Conselho, o Psicopedagogo poderá aplicar testes junto ao aluno, a fim de verificar porque ele não aprende, pois evidentemente possui alguma dificuldade.
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C O psicopedagogo fará uma análise da situação do aluno para diagnosticar os problemas e suas causas. Ele levanta hipóteses por meio da análise da realidade apresentada, ouvindo o aluno, a família e a escola. É necessário conhecer o sujeito em seus aspectos neurofisiológicos, afetivos, cognitivos e sociais, bem como entender qual o vínculo que o indivíduo estabelece com o objeto de aprendizagem, consigo mesmo e com o outro.
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D Piaget define essa questão de forma coletiva, afirmando que a intervenção precisa ser a partir do social e do cultural. Assim, o psicopedagogo, ao intervir em uma situação como a descrita, precisa perceber o ritmo da sala de aula, das metodologias de aprendizagem selecionadas pelos professores e, principalmente, observar o comportamento da turma diante do aluno. Para Piaget, o indivíduo não tem maior importância do que o coletivo.