Questões de Problemas de Aprendizagem na Escola (Pedagogia)

Limpar Busca

Um aluno com Transtorno do Espectro Autista autismo está tendo dificuldades em se adaptar à rotina da escola. Qual estratégia deve ser utilizada para auxiliá-lo?

  • A Isolar o aluno em um ambiente mais tranquilo para que ele possa se concentrar.
  • B Criar um plano de atendimento individualizado, com atividades adaptadas às suas necessidades.
  • C Pedir aos outros alunos que ajudem o aluno com Transtorno do Espectro Autista nas atividades.
  • D Ignorar as dificuldades do aluno, pois ele precisa se adaptar à rotina da escola.

Um aluno apresenta dificuldades significativas na escrita, trocando letras e invertendo sílabas. Qual distúrbio de aprendizagem ele apresenta?

  • A Discalculia 
  • B Dislexia
  • C Disgrafia
  • D TDAH

Em relação ao processo de alfabetização de crianças, especialmente aquelas com transtorno de desenvolvimento intelectual, é correto afirmar que:

  • A O método tradicional de alfabetização é o mais eficiente para todas essas crianças, pois segue um padrão universal.
  • B Crianças com o transtorno do desenvolvimento intelectual aprendem melhor quando expostas a materiais abstratos e conceitos complexos, estimulando o raciocínio desde cedo.
  • C O uso de recursos multissensoriais pode ser eficaz para crianças que têm dificuldades de aprendizagem, pois envolve diferentes sentidos no processo de assimilação do conteúdo.
  • D A adaptação curricular prejudica o desenvolvimento dessas crianças, uma vez que elas não são expostas ao conteúdo completo exigido dos outros estudantes que não possuem o transtorno.
  • E O reforço positivo deve ser evitado durante o processo de alfabetização, pois pode criar dependência e prejudicar a autonomia dessas crianças, exigindo um apoio constante na sala de aula.

Um aluno confidencia que está com dificuldades para aprender uma determinada matéria. Qual a postura mais adequada?

  • A Dizer ao aluno que ele precisa se esforçar mais.
  • B Oferecer ajuda extra ao aluno, buscando diferentes estratégias de ensino.
  • C Ignorar o problema, pois não é sua responsabilidade.
  • D Culpar a família do aluno pela dificuldade de aprendizagem.

Um aluno de 8 anos apresenta um comportamento considerado indisciplinar na sala de aula, desrespeitando os professores e batendo constantemente nos colegas. As aulas ocorrem, em sua maioria, em sala de aula onde o aluno não consegue ter concentração nas tarefas que lhe são atribuídas, não copia adequadamente e não consegue permanecer sentado durante todo o tempo de sala de aula. A família é constantemente chamada na escola. Sua aprendizagem não reflete o esperado, demonstrando grande dificuldade principalmente nas operações matemáticas. Também demonstra dificuldades na leitura e na escrita e escreve com letra bastão, na maioria das vezes não separa as palavras em uma frase, escrevendo todas juntas. Analisando a situação hipotética, considere uma intervenção psicopedagógica a partir da epistemologia genética desenvolvida por Piaget e assinale a afirmativa correta.

  • A Como o aluno apresenta questões comportamentais, a psicopedagogia não pode atuar nesse caso, pois, para isso, é necessário que a escola encaminhe o aluno a um médico psiquiatra, a fim de verificar se ele não apresenta nenhum distúrbio mais sério que pode, inclusive, colocar colegas, professores e família em risco, bem como a si mesmo.
  • B A situação descrita envolve a necessidade de a escola acionar o Conselho Tutelar, visto que o aluno evidentemente não possui limites e educação adequados de sua família, o que interfere no trabalho da escola. A partir da intervenção do Conselho, o Psicopedagogo poderá aplicar testes junto ao aluno, a fim de verificar porque ele não aprende, pois evidentemente possui alguma dificuldade.
  • C O psicopedagogo fará uma análise da situação do aluno para diagnosticar os problemas e suas causas. Ele levanta hipóteses por meio da análise da realidade apresentada, ouvindo o aluno, a família e a escola. É necessário conhecer o sujeito em seus aspectos neurofisiológicos, afetivos, cognitivos e sociais, bem como entender qual o vínculo que o indivíduo estabelece com o objeto de aprendizagem, consigo mesmo e com o outro.
  • D Piaget define essa questão de forma coletiva, afirmando que a intervenção precisa ser a partir do social e do cultural. Assim, o psicopedagogo, ao intervir em uma situação como a descrita, precisa perceber o ritmo da sala de aula, das metodologias de aprendizagem selecionadas pelos professores e, principalmente, observar o comportamento da turma diante do aluno. Para Piaget, o indivíduo não tem maior importância do que o coletivo.