Questões de Processo Administrativo em Gestão de Saúde (Gestão de Saúde e Administração Hospitalar)

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Segundo Gasnier (2022), as classificações dos materiais são processos de categorização de Pareto baseado em determinado critério considerado relevante para a priorização dos esforços de gerenciamento dos itens em estoque.
Em um hospital, sob o ponto de vista do critério do impacto da falta que um item causa no processo assistencial, qual é a classificação adequada para categorizar o item?

  • A Classificação ABC.
  • B Classificação 123.
  • C Classificação PQR.
  • D Classificação GUS.
  • E Classificação XYZ.

Com base no princípio de que toda pessoa tem direito à verdade e que o servidor público não pode omiti-la ou falseá-la, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA.

  • A O servidor público pode omitir a verdade se isso favorecer a Administração Pública, no comprometimento ético contra o bem comum.
  • B O crescimento do Município pode ser sustentado pelo hábito do erro e da mentira, desde que beneficie a maioria.
  • C O servidor público deve sempre garantir a verdade, mesmo que isso contrarie os interesses da Administração Pública ou da própria pessoa interessada.
  • D A verdade pode ser falseada pelo servidor público em casos onde a própria pessoa interessada possa sofrer prejuízos.
  • E O Município pode usar a opressão como meio de estabilização, desde que isso seja para o bem maior da população.

Considere que um dado cargo pleiteado envolve funções relacionadas ao Planejamento Estratégico de determinada organização pública de saúde e que, nesse momento, é necessário identificar os principais elementos desse processo. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente as etapas do Planejamento Estratégico a partir da visão formal, em conformidade com o modelo de Steiner (1969)?

  • A Análise financeira, contratação de pessoal, formulação de estratégias, implementação, controle de resultados.
  • B Definição de metas, recrutamento e seleção dos profissionais envolvidos, definição do core business, implementação.
  • C Avaliação de desempenho, desenvolvimento das ferramentas gerenciais necessárias, formulação de objetivos.
  • D Coleta e análise de dados, análises interna e externa, identificação de problemas, organização de recursos.
  • E Fixação de objetivos, auditorias (externa e interna), avaliação da estratégia, operacionalização da estratégia.

Nos hospitais, a área de armazenagem da maioria dos insumos utilizados é denominada farmácia hospitalar e cumpre duas funções principais, quais sejam, a dispensação dos medicamentos aos pacientes conforme a prescrição médica e a preparação de medicamentos para uso posterior.
Nesse sentido, é possível afirmar que o principal objetivo operacional da farmácia hospitalar é:

  • A Minimizar os custos operacionais associados à aquisição de medicamentos, mesmo que isso implique parada de funcionamento.
  • B Garantir a disponibilidade contínua dos medicamentos necessários aos pacientes durante o funcionamento da unidade hospitalar.
  • C Estabelecer mecanismos que garantam a manutenção dos indicadores de desempenho dos processos de compra e armazenagem.
  • D Garantir o adequado gerenciamento dos insumos necessários ao funcionamento dos serviços de nutrição e dietética e da lavandeira hospitalar.
  • E Prover processos de gerenciamento de itens para manutenção de máquinas e equipamentos, de natureza geral e de gases medicinais.

O gerenciamento dos dados e informações no Sistema Único de Saúde ocorre a partir da implementação e uso de diversos sistemas nacionais de informações os quais visam prover analistas, gestores, profissionais e interessados em geral (dependendo da sensibilidade dos dados e das autorizações necessárias para acesso e uso) subsídios para a melhor tomada de decisão.
Marque a alternativa em que o documento originário e o processo de coleta dos dados do SIM está corretamente apresentado:

  • A O documento padrão é a DN, preenchida pelo médico ou parteiras tradicionais e que, em seguida, será enviada ao Cartório de Registro Civil para fins de lavratura da Certidão de Nascimento Vivo.
  • B A Ficha de Notificação Individual, preenchida pela equipe de saúde da unidade em que ocorreu o atendimento e a identificação do caso suspeito do agravo ou doença monitorado e que deverá ser enviada à Secretaria Municipal de Saúde.
  • C A Ficha de Notificação de Síndrome Gripal permite o registro de suspeita e o acompanhamento de casos de COVID19, sendo que todos os profissionais de saúde podem ter acesso aos dados em tempo real.
  • D O documento básico é a DO, preenchida pelo médico que atestou o óbito, e que, em seguida, será enviada ao Cartório de Registro Civil para liberação do sepultamento e tomada das demais providências legais.
  • E A Ficha de Notificação de Registro de Eventos em Saúde Pública (RESP) tem como objetivo garantir o registro de emergências em saúde pública, sendo que o principal acompanhamento realizado é o de casos de Microcefalia.