Questões de Processo Comunicacional nas Organizações (Comunicação Social)

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Os pré-requisitos para a mensuração de resultados de um programa de comunicação levam em consideração a clareza da função a ser exercida pela Comunicação, o planejamento de execução do programa e o planejamento da área segundo o planejamento dos negócios.
Na linguagem técnica dos avaliadores, a contribuição dos resultados de um programa de comunicação para o alcance dos objetivos de negócio corresponde ao

  • A Outtake.
  • B Output.
  • C Outcome.
  • D Outflow.
  • E Outback.

Há um tipo de comunicação em sistemas econômico, político, social ou cultural que se incumbe da tarefa de res- gatar a contribuição ativa de todas as pessoas que operativa ou, tangencialmente, buscam abrir espaços para a discussão dos problemas da empresa ou instituição, esforçando-se por lograr soluções coletivas que benefi- ciam ao sistema e que o tornam mais produtivo.
Trata-se da comunicação

  • A institucional.
  • B corporativa.
  • C empresarial.
  • D organizacional.
  • E mercadológica.

As pesquisas baseadas em grupos de focus têm sido utilizadas, com certa regularidade, para subsidiar pesquisas‐ação de clima organizacional.
Esse tipo de pesquisa tem diversas características, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Os grupos de focus podem ser compostos por empregados de diversas áreas da empresa e monitorados por um moderador.
  • B Durante os grupos de focus os participantes tendem a influenciar uns aos outros quanto a opiniões e colocações feitas enquanto reunidos.
  • C Nos grupos de focus, o moderador é dispensável já que a discussão deve ser feita livremente a partir de perguntas fechadas, que embasarão resultados quantitativos.
  • D Esse tipo de pesquisa consiste de entrevistas em profundidade realizadas em grupo de onde saem informações que podem ser usadas em outros métodos de pesquisa.
  • E Os grupos de focus são recomendáveis para gerar hipóteses baseadas na percepção dos participantes e preparar planos de entrevistas e questionários para estudos mais amplos.

Uma publicação empresarial, para atingir o público interno, além de tratar dos assuntos que efetivamente interessam aos funcionários, deve adotar uma abordagem adequada, que segundo House (1997) se concentra em cinco atitudes, que podem ser aplicadas tanto aos veículos quanto à comunicação face a face, a saber:

1. Atitude respeitosa
2. Atitude honesta
3. Atitude aberta
4. Atitude oportuna
5. Atitude receptiva

Cada uma dessas atitudes pode ser exemplificada de uma forma.

( ) Partir do princípio de que informar assuntos relevantes não prejudica a empresa, por isso é preciso saber o motivo de uma informação ser confidencial antes de se decidir por não a compartilhar com os empregados.


( ) Ouvir reclamações sem resistência e deixar claro que os funcionários, suas dúvidas e opiniões tem espaço nos veículos da empresa.


( ) Nos veículos de informação, usar linguagem profissional e objetiva, afastando atitudes paternalistas ou que indiquem que é a empresa que sabe o que é melhor para seus funcionários;


( ) Os empregados nunca devem ser surpreendidos por conteúdos de campanhas publicitárias ou reportagens, pois se sentem desrespeitados por não serem os primeiros a saber o que acontece na empresa.


( ) Conquistar credibilidade pela divulgação correta dos fatos, mesmo quando eles forem problemáticos ou trouxerem insatisfação para os funcionários.


Assinale a opção que apresenta a correta correspondência correta entre as atitudes e suas características, segundo a ordem apresentada.

  • A 2 – 5 – 1 – 3 – 4.
  • B 3 – 5 – 1 – 4 – 2.
  • C 2 – 3 – 5 – 4 – 1.
  • D 3 – 4 – 2 – 5 – 1.
  • E 5 – 3 – 4 – 1 – 2.

Ao propor o modelo de Comunicação Integrada, a professora Margarida Kunsch destaca a comunicação interna, que é marcada por

  • A ser planejada pelo CEO da companhia, sem levar em conta a comunicação administrativa e a externa, pois serve de base para a construção dos demais elementos do modelo.
  • B focar-se na divulgação publicitária dos produtos e serviços da empresa, subordinando-se ao marketing de negócios.
  • C produzir house organs, que destaquem apenas os pontos positivos da empresa e negativos da concorrência para fidelizar o público interno.
  • D ser uma ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa através do estímulo ao diálogo e à participação nos diversos níveis empresariais.
  • E ser produzida e disseminada de modo descentralizado pelos diversos setores da empresa como forma de reivindicação de melhores condições de trabalho.