Questões de Processo de Comunicação (Atendimento ao Público)

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A escolha do tipo de comunicação com o público depende do contexto e do objetivo da interação. Ao combinar essas formas de comunicação de maneira eficiente, uma organização pode melhorar suas relações com o público, construir uma imagem positiva e promover um atendimento mais eficaz. Com relação à comunicação não-verbal, ela complementa a comunicação verbal e envolve o uso de

  • A gráficos, logotipos e cartazes.
  • B gestos, expressões faciais e posturas corporais.
  • C e-mails, cartas e comunicados.
  • D redes sociais, websites e aplicativos de mensagens instantâneas.

Durante uma abordagem a um cliente insatisfeito, qual atitude é mais recomendada para resolver a situação?

  • A Ignorar as reclamações do cliente
  • B Prometer uma solução imediata, mesmo sem poder
  • C Defender a empresa a todo custo
  • D Ouvir atentamente e buscar entender o problema

Visto que não conseguimos ter acesso direto à mente dos outros para saber o que pensam (telepatia), é necessário que nos comuniquemos, isto é, que materializemos o pensamento por meio de um código (sistema de sinais) conhecido pelas partes envolvidas. Segundo Jakobson (2005), fazem parte essencial desse processo os seguintes elementos comunicativos, com exceção de:

  • A Remetente.
  • B Destinatário.
  • C Ruído.
  • D Mensagem.
  • E Canal.

O atendimento telefônico requer mais concentração do que uma conversa ao vivo. Assim, assinale a alternativa incorreta.

  • A Deve-se perguntar o nome da pessoa, e “Quem fala?” ou “Quem é?”
  • B Deve-se ter à mão tudo o que precisa, como caneta, papel e relação de ramais.
  • C Deve-se pedir para a pessoa repetir ou falar um pouco mais alto caso necessário.
  • D Deve-se evitar deixar a pessoa esperando na linha.

Qual é uma estratégia eficaz para fortalecer a comunicação interna e o reconhecimento dos colaboradores:

  • A Reconhecer publicamente os resultados de destaque e premiar os colaboradores.
  • B Ignorar o desempenho dos funcionários para evitar conflitos.
  • C Manter as conquistas individuais em sigilo para evitar ciúmes na equipe.
  • D Limitar o reconhecimento apenas a bonificações financeiras.