Questões de Processo Organizacional na Administração Pública (Administração Pública)

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O planejamento nas organizações públicas é essencial para definir objetivos claros, otimizar recursos e garantir a eficiência na execução de políticas e serviços, alinhando as ações governamentais às necessidades da sociedade.
Com relação ao planejamento nas organizações públicas, analise as afirmativas a seguir.

I. Objetivos e metas são os resultados desejados que direcionam e orientam as ações a serem tomadas. II. Key performance indicators (KPIs) são as informações que avaliam se os objetivos estão sendo atingidos. III. Meios de controle são métricas para quantificar os objetivos.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Julgue o item que se segue. 


No gerenciamento de rotinas em um programa social de uma prefeitura, considerando as características econômicas e sociais do público atendido, bem como as especificidades da região onde habitam, a flexibilidade e a improvisação são mais importantes do que a padronização e a organização das atividades.

  • Certo
  • Errado

Com a reforma do Estado, ocorreram diversas mudanças institucionais e a criação de diferentes tipos e formas organizacionais na administração pública direta e indireta. Foi criado um formato de organização de direito privado sem fins lucrativos, que passou a prestar serviços públicos junto à população nas áreas de saúde, educação e assistência social, mediante qualificação (ou não) pelo ministério correspondente. Esse tipo de organização tem seus serviços regulados em contratos de gestão, controlados estrategicamente pelo Estado.
A característica descrita refere-se ao seguinte formato de instituição:

  • A agência executiva;
  • B autarquia pública;
  • C consórcio público;
  • D organização social;
  • E organização da sociedade civil de interesse público.

As divergências de personalidade e perspectivas críticas são sempre uma barreira para a tomada de decisões com qualidade em qualquer organização pública.

  • Certo
  • Errado

Ato pelo qual a autoridade competente estabelece procedimentos administrativos, instruções sobre aplicação de leis ou define situações funcionais, como, por exemplo, nomeações, demissões, cessões e redistribuições de servidores:

  • A Despacho.
  • B Ofício.
  • C Memorando.
  • D Parecer.
  • E Portaria.