Questões de Processo Organizacional na Administração Pública (Administração Pública)

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O processo organizacional integra planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação, garantindo que os recursos e os esforços da organização sejam alinhados de forma eficiente para alcançar seus objetivos estratégicos.
Sobre os diferentes tipos de planejamento, analise as afirmativas a seguir.

I. O planejamento conservador está voltado para a estabilidade e para a manutenção da situação existente.
II. O planejamento otimizante está voltado para a adaptabilidade e a inovação da organização.
III. O planejamento adaptativo está voltado para as contingências e para o futuro da organização.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

O planejamento nas organizações públicas é essencial para definir objetivos claros, otimizar recursos e garantir a eficiência na execução de políticas e serviços, alinhando as ações governamentais às necessidades da sociedade.
Com relação ao planejamento nas organizações públicas, analise as afirmativas a seguir.

I. Objetivos e metas são os resultados desejados que direcionam e orientam as ações a serem tomadas. II. Key performance indicators (KPIs) são as informações que avaliam se os objetivos estão sendo atingidos. III. Meios de controle são métricas para quantificar os objetivos.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Julgue o item que se segue. 


No gerenciamento de rotinas em um programa social de uma prefeitura, considerando as características econômicas e sociais do público atendido, bem como as especificidades da região onde habitam, a flexibilidade e a improvisação são mais importantes do que a padronização e a organização das atividades.

  • Certo
  • Errado

Durante uma análise detalhada do balanço financeiro de uma câmara municipal, o técnico de controle interno identifica uma discrepância substancial entre os valores orçados e os valores efetivamente executados em relação a despesas com pessoal. Qual é a ação mais apropriada a ser tomada para investigar essa discrepância?

  • A Contratar uma empresa de consultoria externa para conduzir uma revisão independente das despesas com pessoal.
  • B Emitir um relatório destacando as discrepâncias e recomendar uma revisão completa das políticas de contratação e remuneração.
  • C Realizar uma auditoria interna detalhada das despesas com pessoal, incluindo revisão de contratos, folha de pagamento e registros de horas trabalhadas.
  • D Estabelecer um comitê interno para revisar e aprovar todas as despesas com pessoal antes da execução.
  • E Revisar os critérios de alocação orçamentária para despesas com pessoal e ajustar as previsões futuras de acordo.

Com a reforma do Estado, ocorreram diversas mudanças institucionais e a criação de diferentes tipos e formas organizacionais na administração pública direta e indireta. Foi criado um formato de organização de direito privado sem fins lucrativos, que passou a prestar serviços públicos junto à população nas áreas de saúde, educação e assistência social, mediante qualificação (ou não) pelo ministério correspondente. Esse tipo de organização tem seus serviços regulados em contratos de gestão, controlados estrategicamente pelo Estado.
A característica descrita refere-se ao seguinte formato de instituição:

  • A agência executiva;
  • B autarquia pública;
  • C consórcio público;
  • D organização social;
  • E organização da sociedade civil de interesse público.