Questões de Processos Técnicos (Biblioteconomia)

Limpar Busca

O acervo predominante de uma biblioteca escolar, muito provavelmente, será composto por obras de ficção. Conforme Lancaster (2004), “a indexação de qualquer tipo de obra de ficção apresenta problemas que são, realmente, um tanto diferentes dos problemas que envolvem a indexação de obras não-literárias”. Sobre a indexação de obras de ficção, analise as afirmativas a seguir.


I. Trata-se de um desafio para o indexador, principalmente para a leitura técnica, uma vez que a obra não conta com o auxílio dos títulos e entretítulos temáticos, que se encontram em outras obras não ficcionais.


II. Pode-se atribuir um termo de indexação a uma obra de ficção principalmente para representar: seu tema central ou temas; o que ela pode exemplificar, talvez causalmente; e, o ambiente em que ela se situa.


III. O conteúdo de obras de ficção é limitado por sua temática; desse modo, um bom indexador precisa necessariamente ser um especialista em um assunto.


IV. Como o campo de ação de obras de ficção é essencialmente aberto, o vocabulário usado na indexação deve também ser aberto, pois não há limites para aquilo que podem representar.


Está correto o que se afirma apenas em

  • A I.
  • B IV.
  • C II e III.
  • D I, II e IV.

Considerando que a formação e o desenvolvimento de coleções em bibliotecas escolares possuem enorme importância em relação à promoção da competência informacional infantil, assinale a afirmativa correta.

  • A O desenvolvimento de coleções em bibliotecas escolares, por causa do ritmo alucinante de crescimento dos seus materiais informacionais, prescinde de uma política de desenvolvimento de coleções.
  • B A formação da criança na contemporaneidade exige a necessidade de se restringir ao máximo o seu contato com as fontes tecnológicas da informação e comunicação, prejudicial à sua formação e aprendizado.
  • C A falta de integração entre a biblioteca e o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola prejudica o desenvolvimento do potencial educativo da biblioteca escolar, comprometendo, também, a qualidade do acervo.
  • D A partir das diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais, observa-se que a característica mais evidente do acervo da biblioteca escolar é a homogeneidade, ou seja, uma coleção com uniformidade de textos e similitude de suportes.

O Código de Catalogação Anglo-Americano (CCAA) recomenda três níveis de descrição especificando os elementos mínimos que devem ser registrados pela biblioteca. Tendo em vista que a catalogação de materiais infanto-juvenis em uma biblioteca escolar pode valer-se do primeiro nível de descrição, assinale a alternativa que apresenta corretamente os elementos desse nível na descrição da obra “O pequeno príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry. 

  • A O pequeno príncipe. — 38. ed. — Agir, c1991. — 95p. — ISBN: 8522003157. 
  • B O pequeno príncipe / Antoine de Saint-Exupéry. — 38. ed. — Rio de Janeiro : Agir, c1991. — 95p. : il. (algumas col.). — ISBN: 8522003157.
  • C O pequeno príncipe = Le petit prince / Antoine de Saint-Exupéry com aquarelas do autor. — 38. ed. — Rio de Janeiro : Agir, c1991. — 95p. : il. (algumas col.) ; 22 cm. — ISBN: 8522003157.
  • D O pequeno príncipe / Antoine de Saint-Exupéry com aquarelas do autor ; tradução de Dom Marcos Barbosa. — 38. ed. — Rio de Janeiro : Agir, c1991. — 95p. : il. (algumas col.) ; 22 cm. — ISBN: 8522003157.

Em 1912, a American Library Association (ALA) criou um comitê especial com o objetivo de elaborar um código para classificadores. Esse trabalho foi coordenado por Wiliam Stetsom Merrill. Em 1914, foi publicada a primeira edição do Code for Classifiers, que foi sendo aperfeiçoada ao longo de 27 anos. Apesar de mais de cem anos desde a sua primeira edição, o seu conteúdo permanece atual e pertinente. Segundo o Code for Classifiers, obras destinadas ao público infantojuvenil devem:


I. Ser classificadas por assunto.


II. Fazer uso de números de classificação mais simplificados.


III. Ser classificadas em forma de “ilustração”, quando houver gravuras e outras ilustrações.


IV. Ser classificadas pela subdivisão geográfica, e depois pelo assunto, quando traduções.


V. Destacar o público para o qual se destina, por cor ou por um indicativo de coleção, por exemplo, introduzir “j” para juvenil e “i” para infantil, antes do número de chamada.


Está correto o que se afirma apenas em

  • A IV e V.
  • B III e IV.
  • C I, II e V.
  • D I, II e IV.

Assinale a alternativa correta sobre a indexação de assuntos.

  • A Um vocabulário controlado é essencialmente uma lista de termos não autorizados.
  • B Linguagem documentária é um vocabulário controlado e dinâmico de descritores relacionados semântica e genericamente, que cobrem extensivamente uma área do conhecimento.
  • C A indexação de assuntos envolve duas etapas principais: a análise conceitual e a tradução. A etapa da tradução implica decidir do que trata um documento, isto é, qual o seu assunto.
  • D O princípio da profundidade é o mais importante da indexação de assuntos e é aquele segundo o qual um tópico deve ser indexado sob o termo mais específico que o abranja completamente.
  • E A indexação exaustiva implica o emprego de termos em número suficiente para abranger o conteúdo temático do documento de forma bastante completa.