Questões de Produção Audiovisual, Digital, Fotográfica, Gráfica e Sonora (Publicidade e Propaganda)

Limpar Busca

Observe a imagem a seguir.



Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Ela é atribuída a um dos fotógrafos e diretor de arte mais polêmico, irreverente e provocador da história da fotografia. Ele realizou durante anos as campanhas da Benetton.


Seu nome é 

  • A Richard Avedon.
  • B Mário Testino.
  • C David Lachapelle.
  • D Terry Richardson.
  • E Oliviero Toscani.

Recorrendo a uma estrutura aristotélica da retórica, constatam-se três aspectos considerados fundamentais para a criação de roteiros no campo audiovisual: Logos, Pathos e Ethos.
Seguindo esse pensamento e aplicando correspondências entre os temas, descreve-se o Pathos como

  • A a estrutura geral de um roteiro.
  • B a razão pela qual se escreve.
  • C as implicações sociais de um enredo.
  • D o significado último de uma história.
  • E o conflito gerador de acontecimentos.

O layout tem por finalidade ser um guia da atenção, conduzindo o olhar pelo conjunto de informações dispostas em um determinado espaço. Isso significa que sua composição trabalha uma dinâmica entre elementos, e a construção dessa dinâmica deve respeitar alguns princípios para ser eficaz.


Por definição, o princípio do contraste se caracteriza por uma busca da

  • A oposição entre linhas, valores e cores
  • B simetria de forças entre as formas gráficas
  • C unidade na coexistência entre texto e imagem
  • D equilíbrio entre cores de valores análogos
  • E manutenção de um padrão entre as peças de campanha

Logotipo, um dos elementos que formam uma marca, é

  • A o valor que a marca tem para os seus públicos.
  • B a proteção legal de uma marca.
  • C a forma como se escreve ou a tipologia que se usa para escrever o nome da marca.
  • D a imagem ou a figura que representa sua marca.
  • E o ser que representa a sua marca.

Em fotografia, a profundidade de campo refere-se a quanto uma fotografia parece estar em foco e se relaciona com outros parâmetros, tais como

  • A abertura de diafragma e distância focal.
  • B saturação do filtro.
  • C abertura de filtros polarizadores.
  • D intensidade da iluminação e filtros polarizadores.
  • E distância do foco e abertura de filtros polarizadores.