Questões de Produção Gráfica (Design Gráfico)

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De acordo com Caldwell e Zappaterra (2014), no design editorial, é necessário construir fundações sólidas, desde a escolha do formato, da criação das grades (ou grids) ao uso da hierarquia, por exemplo, pois elas são importantes para garantir o fluxo e o ritmo de uma publicação durante um trabalho que sofre constantes mudanças. Tendo em vista um projeto de design dessa natureza, analise as assertivas a seguir:


I. Os diagramas de uma coluna funcionam bem em documentos simples. Já projetos para publicações com hierarquia complexa ou que integrem textos e imagens, diagramas de múltiplas colunas (quanto mais colunas, mais flexível o diagrama) ou modulares são mais indicados.

II. Em softwares como o InDesign, uma imagem “colada” sobre a página pode ser “embutida” no arquivo para que uma cópia seja armazenada. Assim, a opção recomendada é vinculá-la, para que o arquivo de imagem original permaneça como cópia única e quaisquer mudanças posteriores sejam reproduzidas automaticamente na página.

III. Em projetos para publicações digitais, as larguras de coluna podem ser variáveis, ou seja, o aplicativo de leitura ajusta o texto automaticamente conforme a largura da tela e sua orientação, a partir das definições contidas na linguagem CSS do documento web.

IV. Outra questão editorial importante, tanto em projetos editoriais impressos quanto digitais, é o controle de órfãs e viúvas. Para tanto, alguns ajustes são recomendados, como os de kerning ou tracking, ou quebras de linha, remoção de palavras e hifenização.

V. Entre os fatores de design editorial que constituem a identidade de uma publicação, estão a construção da repetição e do fluxo. Se dão na forma de tons, alinhamentos, estrutura de grade, posicionamento da tipografia, cores e tamanhos, entre outros, que permitem ao designer criar um fluxo consistente, mas com margem para variações e fluidez, pois a repetição em cada página é raramente desejável.


Quais estão corretas? 

  • A Apenas I e V.
  • B Apenas III e IV.
  • C Apenas I, II e V. 
  • D Apenas II, III e IV. 
  • E I, II, III, IV e V. 

De acordo com Dondis (2007), entre todas as técnicas visuais, nenhuma é mais importante para o controle de uma mensagem visual do que o contraste. Com base nesse aspecto da Sintaxe da Linguagem Visual, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) É a força compositiva em busca da harmonia, pois busca-se resolver a tensão no mecanismo perceptivo (eixo sentido).

( ) Quando a composição se aproxima das expectativas, tem-se uma composição aguçada, chocante, contrastante.

( ) As principais formas de contraste são cor, peso, forma e escala.

( ) Em uma composição, procura-se conduzir o olhar para pontos estratégicos. Esses pontos determinam a área axial em uma composição, aquilo que é olhado em primeiro lugar, e o uso da hierarquia é eficaz como princípio de contraste. 

( ) Em um projeto, a composição deve evitar variações bruscas no tamanho dos elementos, de modo a não confundir a percepção das mensagens.


 A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A F – V – F – F – V.
  • B V – V – V – F – F.
  • C F – F – V – V – F.
  • D V – F – F – F – V.
  • E V – V – F – V – F.

As profissões voltadas para o setor tecnológico são cada vez mais relevantes para a economia do País. Considerando essa informação e acerca do design de interfaces digitais, julgue o item a seguir.

WDR, ou Web Design Responsivo, é uma abordagem ao design da web, no qual o layout é adaptado ao ambiente de visualização.

  • Certo
  • Errado

As profissões voltadas para o setor tecnológico são cada vez mais relevantes para a economia do País. Considerando essa informação e acerca do design de interfaces digitais, julgue o item a seguir.

O Alt text é a descrição dos elementos visuais de uma imagem, sendo considerado uma importante ferramenta de acessibilidade no design de um site.

  • Certo
  • Errado
Acerca dos conceitos de hardware e de software, do programa Excel 2013 e dos conceitos de redes de computadores, julgue o item subsequente.

Renderização é um processo da computação gráfica que transforma um modelo, utilizando um software de computador, em uma imagem digital 2D ou 3D.
  • Certo
  • Errado