Questões de Produção Publicitária (Jornalismo)

Limpar Busca

Leia a definição a seguir.


Material pago veiculado sob a forma de matéria jornalística e muitas vezes produzido por assessores de imprensa sob a encomenda de agências de publicidade.

DUARTE, Jorge. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003. p. 251.


A descrição apresentada refere-se ao seguinte produto:

  • A balão de ensaio.
  • B informe publicitário.
  • C reprint.
  • D newspeg.

“Quando o banco de imagens é genérico, com vários fotógrafos cadastrados e milhões de imagens a oferecer, os custos tornam-se menores, pois o valor de produção da fotografia fica diluído”. (Piovan e César, 2007).


Sobre os bancos de imagens, considere as seguintes afirmativas:

1. Sua vantagem está na redução dos custos da imagem para o fotógrafo.

2. Sua vantagem está na exclusividade da imagem produzida.

3. Sua vantagem está na redução dos custos para o cliente.

4. Sua vantagem está na impossibilidade da cessão do uso da imagem.

Assinale a alternativa correta.

  • A Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
  • B Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • C Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
  • D Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  • E Somente a afirmativa 4 é verdadeira.