Questões de Produtos de Assessoria (Jornalismo)

Limpar Busca

A assessoria de imprensa desempenha um papel fundamental na construção da imagem pública de uma organização. Segundo Jorge Duarte, (2011), "a atividade de assessoria de imprensa pode ser conceituada como a gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre fontes de informação e imprensa. Busca, essencialmente, atender às demandas por informações relacionadas a uma organização ou fonte em particular". Qual das alternativas não corresponde a uma função típica da assessoria de imprensa?

  • A Elaboração de press releases com informações relevantes para a mídia.
  • B Monitoramento constante da imagem da organização na imprensa e nas redes sociais.
  • C Coordenação de crises de imagem e gerenciamento de rumores.
  • D Criação de campanhas publicitárias de grande alcance, voltadas ao público consumidor.

É o levantamento das matérias publicadas nos veículos de comunicação e que interessam ao assessorado, as quais são organizadas a partir de leitura, acompanhamento e seleção. O trecho refere-se ao(à):

  • A Agendamento.
  • B Clipping.
  • C Mailling-list.
  • D Press Kit.
  • E Súmula.

Uma das principais funções do assessor de imprensa é garantir uma boa convivência com os jornalistas, oferecendo um atendimento adequado às demandas dos profissionais.
Para isso, ele deve ter uma série de atributos, à exceção de um. Assinale-o.

  • A Ter acesso fácil ao corpo dirigente da empresa, de modo a garantir agilidade nos processos de resposta aos jornalistas.
  • B Conhecer bem a organização para qual trabalha de modo a oferecer pautas interessantes para imprensa e empresa.
  • C Conhecer as rotinas produtivas da imprensa e a linha editorial dos veículos de mídia.
  • D Distribuir brindes a cada contato com os jornalistas, sobretudo em processos de gerenciamento de crises;
  • E Atuar como mediador qualificado para garantir atendimento rápido e personalizado aos jornalistas.

Sobre a organização de entrevistas coletivas, analise as afirmativas a seguir.

I. As entrevistas coletivas devem ser organizadas quando há necessidade de reunir jornalistas de vários veículos, ao mesmo tempo, para passar informações relevantes e de interesse público imediato.

II. A entrevista coletiva pode ser realizada em qualquer local da empresa escolhido pelos veículos de mídia, tendo apenas o cuidado de oferecer tomadas suficientes para atender aos equipamentos dos profissionais de TV.

III. O sucesso de uma entrevista coletiva depende de uma boa preparação da fonte para responder apenas as perguntas positivas sobre a empresa, as demais devem ser excluídas da pauta e direcionadas posteriormente ao assessor.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.

A atividade que consiste em monitorar, sistemática e rotineiramente, veículos de comunicação para identificar as citações sobre a organização ou temas previamente determinados, organizá-las, avaliá-las e encaminhar ou disponibilizar os resultados para conhecimento dos interessados é conhecida como

  • A follow up.
  • B clipping.
  • C release.
  • D briefing. 
  • E mailing.