Questões de Produtos e Marcas (Marketing)

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A sociedade empresária Inova Ltda., que produz programas e aplicativos voltados para a administração pública, decide realizar uma análise de seu portfólio de produtos para planejar suas estratégias e seu posicionamento de mercado, utilizando, para isso, a matriz BCG.
Sobre as estratégias baseadas na utilização da matriz BCG nesse contexto, assinale a afirmativa correta.

  • A Abandonar os produtos considerados “vacas leiteiras”, visto que estão inseridos em mercados em declínio, mas que ainda demandam recurso.
  • B Reduzir o investimento dos produtos do tipo “cachorros”, já que são produtos consolidados em mercados maduros, reconhecidos como a principal fonte de receita da empresa.
  • C Continuar realizando grandes investimentos em seus produtos do tipo “estrelas”, dada a importância de assegurar sua participação no respectivo mercado em crescimento.
  • D Manter o nível de investimento constante nos produtos “abacaxi”, garantindo que continue o crescimento exponencial, ainda que em um mercado decadente.

Para compor um modelo de planejamento integrado, as organizações dispõem de inúmeras metodologias e ferramentas, cada uma com sua especificidade, sendo voltadas para uma determinada área, ou apresentam proposta principal.

Quanto às metodologias/ferramentas, elas estão adequadamente descritas a seguir:

  • A as metodologias de Cinco Forças e Cadeia de Valor de Porter são direcionadas para a melhoria operacional.
  • B as metodologias Oceano Azul e ISO 14001 são direcionadas para a responsabilidade social e o meio ambiente.
  • C as metodologias COSO e TQM são direcionadas para a produtividade/qualidade.
  • D as metodologias COSO e BSC são direcionadas principalmente para as análises de risco.
  • E as matrizes BCG e GE são direcionadas para a abordagem financeira e de portfólio.

Da mesma forma que ocorre em qualquer outro segmento econômico, as mercadorias transportadas via marítima devem atender às necessidades do dono da carga quanto ao marketing mix. Assim, o transportador marítimo tem a obrigação de cumprir as datas e a rotação de portos previamente divulgadas, para que o contratante do frete possa honrar os compromissos por ele assumidos quanto aos quatro Ps.

O único elemento listado que NÃO faz parte dos quatro Ps é o(a)

  • A pedido
  • B produto
  • C preço
  • D praça
  • E promoção

Para iniciar um planejamento de campanha é preciso buscar informações que ajudem a construir um diagnóstico da situação e traçar um prognóstico, indicando os rumos que a campanha deve seguir, como objetivos, metas, estratégias e táticas. Análises do microambiente, do macroambiente, tendências de mercado, perfil de consumo, concorrentes entre outros são importantes para a tomada de decisão no planejamento de uma campanha. Assim, podemos utilizar diferentes metodologias de análise:

I - Análise SWOT: foi desenvolvida com o objetivo de analisar o portfólio de produtos de uma empresa levando em consideração a taxa de crescimento no mercado e a participação do produto no mercado.

II - Matriz BCG: foi desenvolvida para avaliar a adequação do produto dentro e fora da empresa e as condições de trabalho.

III - Matriz de Porter: foi desenvolvida a partir de uma visão da análise SWOT e considera 5 forças que impactam o relacionamento entre empresa e consumidores e a possibilidade de obter lucros.

Está correto o que se afirma em:

  • A I
  • B II
  • C III
  • D I e III

Certa empresa está em fase de formulação de seu planejamento estratégico e fez uso da matriz BCG para análise de seu portfólio de produtos. A matriz aponta: produto A – baixa taxa de crescimento do mercado e baixa participação no mercado; produto B – alta taxa de crescimento do mercado e alta participação no mercado; produto C – alta taxa de crescimento do mercado e baixa participação no mercado; produto D – baixa taxa de crescimento do mercado e alta participação no mercado. Com base no modelo da matriz BCG, é correto afirmar que:

  • A o produto A é um produto “cachorro”, no qual a empresa deve investir para aumentar a participação no mercado;
  • B o produto B é um produto “estrela”, que deve ser financiado pelo produto D, que é “vaca leiteira”;
  • C o produto C é um produto “cachorro”, que deve ser abandonado;
  • D o produto D é um produto “estrela”, que deve financiar os produtos B (“ponto de interrogação”) e A (“cachorro”);
  • E o produto B é um produto “vaca leiteira”, que deve financiar produtos “estrela” e “ponto de interrogação”.