Questões de Profissionais de Biblioteca (Biblioteconomia)

Limpar Busca

Conforme discutido no artigo de Brisa Pozzi de Sousa e Mariângela Spotti Lopes Fujita (2012), sobre a relação entre catálogos impressos e catálogos on-line e o papel dos bibliotecários, qual das alternativas a seguir está CORRETA?

  • A A representação temática dos documentos nos catálogos é irrelevante para a recuperação da informação, pois os usuários utilizam, principalmente, títulos e autores nas buscas.
  • B A análise de assuntos nos catálogos não precisa seguir parâmetros metodológicos, pois as variações na indexação não afetam o processo de recuperação da informação.
  • C A falta de uma análise de assuntos padronizada pode dificultar a recuperação da informação pelos usuários, tornando essencial que os bibliotecários sigam parâmetros metodológicos na representação temática dos documentos.
  • D Nos catálogos on-line, a recuperação da informação é automática e não exige a preocupação com a representação temática por parte dos bibliotecários.
  • E Os catálogos impressos e on-line apresentam funções distintas, e por isso a representação temática dos documentos só é importante nos catálogos impressos.

De acordo com o livro “Biblioteca escolar hoje: recurso estratégico para a escola”, de Glória Durban Roca, a implementação da biblioteca escolar deve ser conceituada com uma estratégia, projetada e incentivada pela administração educacional e pelas equipes diretoras, para incentivar e dar apoio, de maneira contínua, a processos concretos de melhoria do ensino que estejam sendo desenvolvidos nas escolas. Tendo em vista a relação entre a biblioteca escolar e a dimensão pedagógica da escola, assinale a afirmativa correta.

  • A A biblioteca escolar deve ser o núcleo ou o coração da escola, tendo em vista sua importância no âmbito do planejamento e da organização escolar.
  • B A chave para a inovação educacional está na implementação de ferramentas e recursos informacionais e não nas mãos dos professores e dos bibliotecários escolares.
  • C A biblioteca escolar deve investir em sua dimensão informacional e não pedagógica, uma vez que atua de maneira independente da função de apoio à prática docente.
  • D O coordenador da biblioteca se apresenta enquanto um agente imprescindível para a organização e o planejamento educacional; portanto, é necessário que seja um professor da própria escola.

Julgue o item que se segue. 


Para assumir o cargo de bibliotecário, a Lei n° 2.219/2019 diz que é necessário assumir as funções de elaborar e revisar periodicamente o Regime da Biblioteca, para aprovação do Conselho Departamental; planejar, organizar, dirigir, coordenar e gerenciar os servidores da biblioteca; elaborar o planejamento da biblioteca, bem como, conceber a sua política de atualização do acervo; assessorar as demais instâncias administrativas da instituição e o corpo docente em assuntos correlatos; realizar outras tarefas determinadas pela AEDS e/ou pela FACHUSC. 

  • Certo
  • Errado

Julgue o item que se segue. 


A profissão de bibliotecário desempenha um papel fundamental na sociedade, atuando como guardião e facilitador do acesso ao conhecimento e à informação. Os bibliotecários são profissionais altamente qualificados, especializados na organização, preservação e disseminação de uma vasta gama de recursos informativos, desde livros e periódicos até recursos digitais e multimídia. Além disso, desempenham um papel crucial na promoção da alfabetização, no apoio à pesquisa e no desenvolvimento de coleções que atendam às necessidades variadas e em constante evolução de seus usuários. O exercício da profissão de bibliotecário em organizações de direito público e privado é restrito aos profissionais com formação em Bacharelado em Biblioteconomia. 

  • Certo
  • Errado

Julgue o item que se segue. 


O profissional gestor de informação deve possuir, além da competência informacional, as seguintes habilidades: conhecer e desenvolver a integração das ferramentas para a recuperação da informação; gerenciar estoques de informação; selecionar, identificar e maximizar os recursos informacionais; fornecer informações orientadas e comunicadas; conhecimento sobre base de dados; intercambiar informações internamente ou entre organizações; Usar as tecnologias disponíveis e incentivar a aquisição de novas; incentivar o uso, utilizar e implementar redes e parcerias de informação na organização. 

  • Certo
  • Errado