Questões de Programas e Ações do Ministério da Educação - Desenvolvimento da Educação Básica (Pedagogia)

Limpar Busca

Analise o texto abaixo:
“A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
São objetivos precípuos da educação básica ................................................. a , como requisitos essenciais para o cumprimento das finalidades constantes do caput deste artigo”. (BRASIL, 2022)

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

  • A alfabetização plena e a formação de leitores
  • B instrução formal e o ensino dos conceitos científicos
  • C alfabetização plena e o ensino dos conceitos científicos
  • D formação humana e o desenvolvimento de competências e habilidades básicas
  • E alfabetização e o desenvolvimento de competências e habilidades básicas

Conforme preceitua a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais devem concorrer para assegurar aos discentes o desenvolvimento de um conjunto de dez competências gerais. Considerando o exposto no documento, a definição de competência é:

  • A A mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
  • B A mobilização de atitudes, ações (práticas, cognitivas e socioemocionais) e conceitos para resolver demandas simples da vida cotidiana e do pleno exercício do mundo do trabalho.
  • C A articulação de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas simples da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
  • D A articulação de conhecimentos (práticos, cognitivos e socioemocionais), habilidades (conceitos e procedimentos) e ações para resolver demandas complexas no mundo do trabalho.
  • E A mobilização de habilidades (definições e atitudes), ações (práticas, cognitivas e socioemocionais) e valores para resolver situações complexas do exercício da cidadania e do campo profissional.

Em relação aos níveis e modalidades de ensino, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
( ) A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada com a carga horária máxima anual de oitocentas horas para o ensino fundamental e para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de trezentos dias de efetivo trabalho escolar, incluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
( ) Nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a sequência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.
( ) Poderão organizar-se classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangeiras, artes, ou outros componentes curriculares.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – F – V – F.
  • B V – V – F – F.
  • C V – F – V – V.
  • D F – F – F – V.
  • E F – V – V – F.

Julgue o item que se segue.


Compete aos municípios oferecer a Educação Infantil em creches e pré-escolas, assim como oferecer o Ensino Fundamental em instituições municipais.

  • Certo
  • Errado

São princípios e objetivos da educação brasileira:
I. Permanência na escola para aqueles com até dezesseis anos de idade. II. Respeito à liberdade e apreço à tolerância. III. Garantia de padrão de qualidade.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E Apenas II e III.