Questões de Programas e Ações do Ministério da Educação – Desenvolvimento da Educação Superior, Graduação, Pós-Graduação, Ensino, Pesquisa e Extensão (Pedagogia)

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Na contemporaneidade presenciamos algumas estratégias de expansão do ensino superior (público e privado) no Brasil. Marque a opção que indica em qual período ocorre uma expressiva manifestação destas transformações.

  • A No Governo de Fernando Henrique Cardoso, principalmente entre os anos de 1995 e 2002.
  • B A partir de 1960, tendo em vista o contexto de crescimento econômico no período dos governos militares.
  • C No período de redemocratização do país.
  • D Em 1988, após a promulgação da Constituição Federal.
  • E A partir do início do século XXI, sobretudo entre os anos de 2003 e 2017.

São características da extensão universitária:
I. É um processo educativo, cultural e científico. II. Viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. III. É um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social.
Em relação aos itens I a III apresentados acima podemos afirmar que:

  • A Somente I está correto.
  • B Somente I e II estão corretos.
  • C Somente I e III estão corretos.
  • D Somente III está correta.
  • E Todas estão corretas.

“Criada em novembro de 1945, logo após a 2a Guerra Mundial, a UNESCO denunciava ao mundo as profundas desigualdades entre os países e alertava para o papel que deveria desempenhar a educação, em especial ______  , no processo de desenvolvimento das nações categorizadas como atrasadas”
(Haddad;DI Pierro, 2000)
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna é:

  • A a educação das pessoas com deficiência
  • B a educação de adultos
  • C o ensino superior
  • D a pós-graduação
  • E o ensino à distância
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) tem por objetivo assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes. Sobre o tema, é correto afirmar que:
  • A o descumprimento de termo de compromisso celebrado em virtude de resultados considerados insatisfatórios poderá acarretar a aplicação de penalidade de perda de mandato do dirigente responsável pela ação não executada, no caso de instituições públicas de ensino superior.
  • B constituem instrumentos de avaliação do SINAES o credenciamento e a renovação de credenciamento de curso de graduação, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
  • C cada instituição de ensino superior, pública ou privada, deverá possuir Comissão Própria de Avaliação (CPA), que será composta por maioria absoluta de docentes e subordinada aos Conselhos Superiores da instituição de ensino.
  • D as avaliações para credenciamento ou renovação de credenciamento dos cursos de medicina, psicologia e odontologia poderão ocorrer na modalidade presencial ou virtual, com georreferenciamento.
  • E a coordenação e supervisão do SINAES será exercida pelo Ministro de Estado da Educação, que será assessorado pelo colégio de reitores das instituições federais de ensino superior.

As Universidades e Centros Universitários possuem autonomia para abertura de curso em seu município sede. Entretanto, de acordo com o Decreto 9235/2017, não estão dentro desta autonomia, necessitando de prévia autorização do MEC e ouvidos os respectivos conselhos, os cursos de:

  • A Direito, Medicina, Odontologia, Enfermagem e Psicologia.
  • B Direito, Medicina, Nutrição, Educação Física e Odontologia.
  • C Medicina, Psicologia, Nutrição, Enfermagem e Odontologia.
  • D Medicina Veterinária, Medicina, Nutrição, Educação Física e Odontologia.
  • E Direito, Psicologia, Nutrição, Medicina Veterinária e Enfermagem.