Questões de Projeto Ético-Político do Serviço Social e Diretrizes Curriculares do Serviço Social (Serviço Social)

Limpar Busca

Um dos grandes desafios que se coloca aos assistentes sociais, na atualidade, é tornar o projeto ético-político um guia efetivo para o exercício profissional, consolidando-o por meio de sua efetiva implementação.

Para se alcançar esse objetivo é necessário

  • A descredenciar os cursos de graduação em serviço social na modalidade EAD - Ensino à Distância.
  • B articular as dimensões organizativas, acadêmicas e legais que sustentam esse projeto com a realidade do trabalho cotidiano.
  • C estabelecer um exame nacional promovido pelo CFESS para a obtenção do registro profissional em serviço social.
  • D aumentar o número de cursos de serviço social nas universidades públicas para garantir o acesso universal à formação em serviço social
  • E incrementar o diálogo com a categoria através das redes sociais.

As exigências do cotidiano profissional de assistentes sociais, na área da saúde, muitas vezes, impõem uma atuação emergencial e acrítica, descolada dos processos de luta pela ampliação dos direitos sociais que dificultam a efetivação dos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional. O assistente social que atua nos serviços de saúde, para superar essa atuação acrítica, alinhando-se ao projeto ético político profissional deve

  • A aprofundar o conhecimento das leis, visando a provocar mudanças nas pessoas.
  • B compreender os modos e condições de vida dos usuários dos serviços e suas culturas.
  • C olhar para as pessoas mais vulneráveis.
  • D olhar para as crianças e pessoas idosas, pois são credoras de especial proteção.
  • E aprofundar a compreensão do binômio saúde/doença para se tornar um profissional mais eficiente.

É consenso, na literatura do Serviço Social, a convergência entre o ideário da Reforma Psiquiátrica brasileira com os fundamentos do projeto ético-político do Serviço Social.

Entre os princípios do Código de Ética dos Assistentes Sociais, assinale aquele que converge com o princípio basilar da Reforma Psiquiátrica de contribuir para a construção de outra relação entre a sociedade, o louco e a loucura, mudando o imaginário social.

  • A Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código.
  • B A luta pela eliminação de todas as formas de preconceito.
  • C Autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.
  • D Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária.
  • E Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.

Yolanda Guerra afirma que a instrumentalidade se refere a uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sociohistórico.
Considerando a concepção da autora sobre o conceito de instrumentalidade no Serviço Social, marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
( ) Instrumentalidade é a aplicação de técnicas específicas para resolver problemas sociais.
( ) Instrumentalidade é a capacidade de utilizar teorias críticas para transformar a realidade social.
( ) Instrumentalidade é o uso dos instrumentos técnico-operativos (instrumentação técnica) necessários ao agir profissional.
( ) Instrumentalidade é a implementação de políticas públicas com questionamentos ideológicos.
( ) Instrumentalidade é habilidade de transformar conhecimentos teóricos em práticas que promovam direitos, com um enfoque ético-político e técnico operativo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, levando em conta as afirmativas de cima para baixo:

  • A F, V, F, F, V.
  • B V, F, V, V, F.
  • C F, F, F, V, V.
  • D V, F, V, F, F.
  • E F, V, F, V, F.

Segundo a Lei de Estágio, cabe às unidades de ensino firmarem convênios e termos de compromisso com as instituições em que o estágio será realizado – as partes concedentes do estágio. Em relação ao tema, avalie se as assertivas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F)



I. O termo de compromisso deve estar associado ao planejamento das atividades do estagiário, acordadas entre instituição de ensino, parte concedente (instituição campo) e estagiário – toda atividade de estágio deve ser planejada através do PLANO DE ESTÁGIO, que deve estar sempre disponível em qualquer situação de fiscalização.


II. O supervisor de campo deve ser do quadro de funcionários da instituição concedente – isto é, deve possuir VÍNCULO DE TRABALHO, sendo AUTORIZADA, entretanto, a supervisão oferecida por voluntários ou por aqueles que prestam serviços na condição de terceirizados, conforme parecer emitido pela assessoria jurídica do CFESS (Parecer Jurídico nº 36/2010).


III. A jornada máxima de estágio de nível superior é de 40 horas semanais ou de 8 horas diárias.


IV. O estagiário tem direito a recesso de 1 mês, compatível com o período de 1 ano de realização do estágio, preferencialmente associado às férias escolares.


V. Caso a inserção do estagiário não cumpra os requisitos legais existentes na Lei Federal, caracteriza-se, assim, vínculo empregatício – podendo o estagiário responder legalmente por falsidade ideológica e exercício ilegal de profissão e as instituições responsáveis por não garantirem direitos trabalhistas, dentre outras ilegalidades.


As afirmativas são, respectivamente. 

  • A F – V – F – V – V.
  • B V – V – V – F – F.
  • C V – V – V – V – F.
  • D V – V – F – V – F.
  • E V – F – F – V – V.