Questões de Projeto Ético-Político do Serviço Social e Diretrizes Curriculares do Serviço Social (Serviço Social)

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Nos termos de Potyara A. P. Pereira na obra “Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais” (CFESS-ABEPSS, 2009), sobre Estado, é correto afirmar que:

  • A Até hoje, é um instrumento exclusivo da classe dominante.
  • B Existe de forma abstrata, assumindo sempre uma única configuração.
  • C Além de ser um conceito complexo, é um fenômeno histórico e relacional.
  • D Existe de forma absoluta e inalterável, a depender da situação e do período sócio-histórico.
  • E É uma entidade desgarrada (ou equidistante) da sociedade, única força organizada e autossuficiente na sociedade.

A formação profissional dos assistentes sociais brasileiros, desde meados da década de 1990, dispõe de um projeto pedagógico que contempla um conjunto de valores e diretrizes, que lhe dão a direção estratégica e contemplam determinado perfil de profissional. Sobre esse tema, é correto afirmar que esse projeto:

  • A Entende que as questões sociais se renovam cotidianamente.
  • B Parte do pressuposto de que os processos de trabalho se configuram como exclusivos e únicos da profissão.
  • C Alia-se aos interesses hegemônicos das classes capitalistas corporativistas.
  • D Reafirma a identidade profissional enquanto agente executor terminal das políticas sociais.
  • E Prevê que a pesquisa garante o estatuto de maioridade intelectual para a profissão.

Nos termos de Elaine Rossetti Behring na obra “Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais” (CFESS-ABEPSS, 2009), sobre questão social e direitos, é INCORRETO afirmar que:

  • A As políticas sociais e a formatação de padrões de proteção social são desdobramentos e até mesmo respostas, em geral setorializadas e fragmentadas, às expressões multifacetadas e complexas da questão social no capitalismo.
  • B A questão social se expressa em suas refrações e, por outro lado, os sujeitos históricos engendram formas de seu enfrentamento.
  • C A questão social é expressão das contradições inerentes ao capitalismo que, ao constituir o trabalho vivo como única fonte de valor, e, ao mesmo tempo, reduzi-lo progressivamente em decorrência da elevação da composição orgânica do capital, promove a expansão do exército industrial de reserva.
  • D O Serviço Social tradicional esgotava o trato teórico das situações sociais em si mesmas, limitando-se, em geral, à descrição de suas características e regularidades externas, como fato social.
  • E A profissionalização do Serviço Social, enquanto especialização do trabalho coletivo, está intimamente ligada à emersão da questão social e a evolução da caridade no período já sinalizado do desenvolvimento do capitalismo.

O projeto ético-político do Serviço Social no Brasil representa uma mudança significativa na atuação profissional, rompendo com práticas assistencialistas e conservadoras. Para isso é bem claro quanto aos seus compromissos e, de acordo com JOSÉ PAULO NETTO (1999), ele possui como essência o reconhecimento da liberdade como valor ético Central.


“a liberdade concebida historicamente, como possibilidade de escolher entre alternativas concretas; daí um compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais. Consequentemente, o projeto profissional vincula¬-se a um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social, sem dominação e/ou exploração de classe, etnia e gênero.”


Com base no Projeto Ético-Político do Serviço Social, assinale a alternativa que não se relaciona a um dos elementos constitutivos do PEP:

  • A Crítica radical à ordem social vigente – da sociedade do capital – que produz e reproduz a miséria ao mesmo tempo em que exibe uma produção monumental de riquezas.
  • B Explicitação de princípios e valores ético‐ políticos.
  • C Matriz teórica‐metodológica em que se ancora.
  • D Dimensão jurídico-política da profissão.

Segundo a Lei de Estágio, cabe às unidades de ensino firmarem convênios e termos de compromisso com as instituições em que o estágio será realizado – as partes concedentes do estágio. Em relação ao tema, avalie se as assertivas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F)



I. O termo de compromisso deve estar associado ao planejamento das atividades do estagiário, acordadas entre instituição de ensino, parte concedente (instituição campo) e estagiário – toda atividade de estágio deve ser planejada através do PLANO DE ESTÁGIO, que deve estar sempre disponível em qualquer situação de fiscalização.


II. O supervisor de campo deve ser do quadro de funcionários da instituição concedente – isto é, deve possuir VÍNCULO DE TRABALHO, sendo AUTORIZADA, entretanto, a supervisão oferecida por voluntários ou por aqueles que prestam serviços na condição de terceirizados, conforme parecer emitido pela assessoria jurídica do CFESS (Parecer Jurídico nº 36/2010).


III. A jornada máxima de estágio de nível superior é de 40 horas semanais ou de 8 horas diárias.


IV. O estagiário tem direito a recesso de 1 mês, compatível com o período de 1 ano de realização do estágio, preferencialmente associado às férias escolares.


V. Caso a inserção do estagiário não cumpra os requisitos legais existentes na Lei Federal, caracteriza-se, assim, vínculo empregatício – podendo o estagiário responder legalmente por falsidade ideológica e exercício ilegal de profissão e as instituições responsáveis por não garantirem direitos trabalhistas, dentre outras ilegalidades.


As afirmativas são, respectivamente. 

  • A F – V – F – V – V.
  • B V – V – V – F – F.
  • C V – V – V – V – F.
  • D V – V – F – V – F.
  • E V – F – F – V – V.