Questões de Projeto Institucional (Pedagogia)

Limpar Busca

Imaginando que você pediu para que seus alunos construíssem uma nova forma para uma placa de trânsito para utilizarem numa aula, Rita fez uma placa que continha cinco lados. Indique o nome do polígono que possui cinco lados:

  • A Triângulo
  • B Quadrado
  • C Pentágono
  • D Hexágono
  • E Heptágono

Acerca de aprendizagem organizacional, julgue o seguinte item.

Aspectos da vida social e cultural, entre outros, compõem o ambiente organizacional.

  • Certo
  • Errado

Extensão universitária, de acordo com conceito contido no seu Plano Nacional é: 

  • A o processo educativo, científico e político que articula o ensino e a pesquisa de forma acadêmica e hierarquizada a partir da extensão. Por este motivo, transforma a sociedade, a qual passa a valorizar o senso comum como conhecimento científico. 
  • B o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma hierarquizada, no qual o ensino é o pilar mais importante e pode viabilizar a relação transformadora entre universidade e sociedade. 
  • C o processo acadêmico, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, viabilizando a relação transformadora entre universidade e sociedade. 
  • D o processo educativo, cultural e científico que desarticula o ensino e a pesquisa, tornando-as atividades autônomas e independentes; viabiliza, assim, a relação de referência entre universidade e sociedade. 
  • E o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade.

A função social básica da extensão universitária no processo de produção e de socialização do conhecimento visa: 

  • A o fortalecimento dos partidos políticos.
  • B a implementação da atividade sindical na sociedade civil organizada. 
  • C a intervenção na realidade.
  • D a reprodução da sociedade.
  • E a extinção do senso comum como saber popular.

Segundo Ida Maria Freire (2001) Um professor que trabalha com a educação do movimento e que gosta de ter como resultado um ensino efetivo deve levar em conta certos aspectos instrucionais. Qual pré-requisito abaixo não se encaixa como um aspecto instrucional para um professor?

  • A conhecimento pleno por parte do professor da habilidade motora a ser proposta para os alunos.
  • B identificar somente os aspectos corretos da atividade desempenhada pelo aprendiz.
  • C ser capaz de descrever e relembrar (mentalmente) a atividade realizada pelo aluno.
  • D sugerir correções a serem implementada na próxima vez que o aluno realizar a atividade.