Questões de Projeto Institucional (Pedagogia)

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As instituições de ensino superior no Brasil não possuem autonomia universitária, mas têm a liberdade para definir seus currículos, métodos de ensino e políticas internas. No entanto, essa autonomia deve ser exercida dentro dos limites e diretrizes gerais estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, e por outras regulamentações pertinentes.

  • Certo
  • Errado

Imaginando que você pediu para que seus alunos construíssem uma nova forma para uma placa de trânsito para utilizarem numa aula, Rita fez uma placa que continha cinco lados. Indique o nome do polígono que possui cinco lados:

  • A Triângulo
  • B Quadrado
  • C Pentágono
  • D Hexágono
  • E Heptágono

Acerca de aprendizagem organizacional, julgue o seguinte item.

Aspectos da vida social e cultural, entre outros, compõem o ambiente organizacional.

  • Certo
  • Errado

Extensão universitária, de acordo com conceito contido no seu Plano Nacional é: 

  • A o processo educativo, científico e político que articula o ensino e a pesquisa de forma acadêmica e hierarquizada a partir da extensão. Por este motivo, transforma a sociedade, a qual passa a valorizar o senso comum como conhecimento científico. 
  • B o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma hierarquizada, no qual o ensino é o pilar mais importante e pode viabilizar a relação transformadora entre universidade e sociedade. 
  • C o processo acadêmico, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, viabilizando a relação transformadora entre universidade e sociedade. 
  • D o processo educativo, cultural e científico que desarticula o ensino e a pesquisa, tornando-as atividades autônomas e independentes; viabiliza, assim, a relação de referência entre universidade e sociedade. 
  • E o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade.

A função social básica da extensão universitária no processo de produção e de socialização do conhecimento visa: 

  • A o fortalecimento dos partidos políticos.
  • B a implementação da atividade sindical na sociedade civil organizada. 
  • C a intervenção na realidade.
  • D a reprodução da sociedade.
  • E a extinção do senso comum como saber popular.