Questões de Projeto Político Pedagógico (Pedagogia)

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Assinale a alternativa correta em relação ao Projeto Político-Pedagógico:

  • A Construí-lo, executá-lo e avaliá-lo não é tarefa da escola como um todo, mas da gestão da secretaria da educação.
  • B Exige uma reflexão sobre o homem a ser formado, as questões vinculadas à cidadania, ao trabalho e à consciência crítica.
  • C Exige uma reflexão acerca da concepção de educação, o que deixa de lado uma reflexão sobre o homem a ser formado.
  • D Sua construção deve constituir-se em tarefa restrita do corpo diretivo e, mais especificamente, dos serviços pedagógicos (coordenação pedagógica, orientação educacional).
  • E Deve orientar as práticas pedagógicas, sem alinhar-se às necessidades e expectativas locais, fortalecendo o vínculo entre a escola e seu entorno.

De acordo com pesquisadores do campo educacional, é correto afirmar que o Projeto Político-Pedagógico:

1. É um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa.
2. É uma metodologia de trabalho que possibilita ressignificar a ação de todos os agentes da instituição.
3. Deve ser compreendido como instrumento e processo de organização da escola.
4. É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

“O PPP-Projeto Político-Pedagógico é um instrumento teórico-metodológico que representa o ideário de uma instituição de ensino, tendo como característica a participação coletiva e a identidade da instituição escolar”. Sobre a construção e efetivação do Projeto Político-Pedagógico é CORRETO afirmar que:

  • A O PPP deve privilegiar os processos de subjetivação coletiva e o saber sistematizado, sem necessariamente contar com o apoio da comunidade escolar.
  • B Incluir a participação de todos os sujeitos da escola nas etapas de elaboração, execução e avaliação do referido projeto é a ação mais coerente para refletir a democracia no ambiente escolar.
  • C Não seguir necessariamente as orientações das Secretarias de Educação na elaboração do Regimento Escolar e do próprio PPP, visto que o mesmo possui neutralidade em sua elaboração e execução, pois a própria educação é um ato neutro.
  • D Privilegiar a participação dos coordenadores e professores em detrimento da participação dos demais membros da comunidade escolar, pois é um documento interno.
  • E O PPP deve ser usado somente quando muda a legislação.

O documento que tem como finalidade organizar a estrutura escolar, estabelecendo um plano de metas e ações e tendo como base a comunidade intra e extraescolar, com todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem é denominado

  • A Plano de Ações.
  • B Plano Político-Institucional.
  • C Projeto Político-Pedagógico
  • D Projeto Pedagógico de Aprendizagem.

Qual a principal diferença entre um plano de ensino e o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola?

  • A O plano de ensino é mais detalhado e específico, enquanto o PPP aborda a escola como um todo.
  • B O PPP é mais focado em aspectos administrativos, enquanto o plano de ensino se concentra nas atividades pedagógicas.
  • C Ambos os documentos têm a mesma função, apenas com nomenclaturas diferentes.
  • D O plano de ensino é elaborado pelos professores, enquanto o PPP é de responsabilidade da direção escolar.