Questões de Projeto Político Pedagógico (Pedagogia)

Limpar Busca

Na condição de especialista em educação e de membro do corpo de funcionários da escola, cabe ao orientador educacional assistir à direção da escola na elaboração e implementação do Projeto Político Pedagógico, cujas finalidades são

  • A estruturar a identidade da instituição.
  • B favorecer a pesquisa sobre a própria prática.
  • C valorizar o espaço de criatividade do educador.
  • D resgatar o saber docente e a cultura pedagógica do grupo.
  • E estabelecer a comunicação com outros professores e alunos.

A LDB nº 9394/96 atribui aos estabelecimentos de ensino a incumbência de elaborar e executar seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) para nortear as ações pedagógicas e indicar alternativas que possam viabilizar a melhoria da qualidade do ensino.

Assinale a afirmativa que descreve corretamente um dos componentes que estruturam o PPP.

  • A Contextualização: os dispositivos legais e normativos que respaldam a atuação escolar na sua comunidade e/ou território.
  • B Caracterização da escola: o que e como se ensina, as formas de avaliação da aprendizagem, a organização do tempo e o uso do espaço na escola, entre outros
  • C Diagnóstico de indicadores: maneira como a equipe vai se organizar para cumprir as necessidades originadas pelas intenções educativas.
  • D Missão: viabilizar o que for necessário para que os demais pontos funcionem dentro da construção da "escola que se quer ".
  • E  Plano de ação: quais são os projetos institucionais, as atividades e eventos escolares a serem realizados e sua relação com os direitos de aprendizagem.

A principal finalidade do Projeto-Político Pedagógico (PPP) é estabelecer vínculos estratégicos entre as circunstâncias atuais da escola e a realidade almejada por seus membros. Para isso, o PPP deve estar em constante análise para favorecer as aberturas necessárias para os novos rumos daquele espaço educativo, ou seja, ele não deve ser simplesmente construído e arquivado, mas constantemente reavaliado e discutido.

(Guedes, 2021.)


Diante do contexto sobre o PPP, analise as afirmativas a seguir.


I. É um instrumento de planejamento capaz de indicar as intenções político-pedagógicas fundamentadas na realidade individual de cada escola.


II. Trata-se de um documento único e estático, que deve ser construído quando se inaugura a escola e atualizado a cada três anos devido às alterações de matrículas e diretrizes legais.


III. Possui características instituídas (leis, currículo, normativas, projetos e programas institucionais etc.), mas também instituintes, ou seja, servem tanto para reafirmar valores quanto para criar novos, na intenção de propor uma modificação da realidade daquele ambiente.


Está correto o que se afirma em

  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.

O Projeto Político-Pedagógico não é apenas o Marco Referencial. Em muitas escolas, nas primeiras elaborações, uma certa confusão leva a essa deformação idealista.

VASCONCELLOS, C. S. Planejamento. São Paulo: Libertad Editora, 2014. (Adaptado).

A confusão mencionada acima ocorre quando o Projeto Político-pedagógico é reduzido a

  • A uma proposta de ação no mundo com vistas a alcançar determinados resultados.
  • B um diagnóstico a respeito da realidade mais abrangente em que se situa a escola.
  • C uma declaração de posicionamento quanto a certos valores humanos e sociais.
  • D um documento que disciplina a organização hierárquica e burocrática da escola.
  • E uma comparação entre o estado atual da instituição e o seu estado desejado.

O Regimento Escolar do Município de Macaé atribui ao orientador pedagógico funções de orientação e coordenação no que se refere ao Projeto Político-Pedagógico (PPP).
As opções a seguir apresentam algumas dessas atribuições, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Oferecer suporte técnico para a redação da estrutura básica do PPP.
  • B Convocar e presidir as reuniões de conselho de classe e dar encaminhamento às decisões coletivas do PPP.
  • C Sensibilizar a comunidade escolar para a participação na feitura coletiva do PPP.
  • D assessorar o corpo docente no planejamento de sua atividade em consonância com o PPP.
  • E coordenar reuniões com a comunidade escolar para a elaboração das bases teóricas do PPP.