Questões de Projetos (Arquitetura)

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Sobre a arquitetura sustentada pelos princípios do Minimalismo, analise as afirmações a seguir.

I- O Minimalismo é caracterizado pela redução formal e pela busca por uma pureza estética, na qual "menos é mais".
II- O Minimalismo enfatiza o uso de cores vibrantes e ornamentação como parte essencial da estética do edifício.
III- Tadao Ando é um dos principais expoentes do Minimalismo, utilizando concreto e luz como elementos fundamentais de suas obras.

É CORRETO o que se afirma em:

  • A I e III apenas.
  • B II e III apenas.
  • C I e II apenas.
  • D I, II e III.
  • E I apenas.

Ao desenvolver um projeto de requalificação de um centro histórico em uma cidade de médio porte, é preciso que sejam aplicados os princípios de intervenção em espaços urbanos. De acordo com o Estatuto da Cidade, qual teoria urbana considera a cidade como um organismo vivo, onde a intervenção deve ser gradual e adaptativa, respeitando o contexto histórico e as práticas cotidianas dos habitantes?

  • A Teoria da Desconstrução Urbana.
  • B Teoria do Desenvolvimento Transitório.
  • C Teoria do Crescimento Concêntrico.
  • D Teoria da Nova Urbanidade.
  • E Teoria do Urbanismo Tático.

A escala de projetos arquitetônicos é o conceito utilizado na arquitetura para representar desenhos ou objetos muitos pequenos (escala reduzida) ou muito grandes (no caso escala de projetos arquitetônico ampliados). A escala é bastante utilizada pelos arquitetos para exibirem projetos de obras e representar uma ideia sobre uma edificação. O profissional apresenta o projeto em dimensões homólogas, considerando a relação de proporcionalidade. Por exemplo, ao elaborar o projeto de um objeto, o arquiteto pode representá-lo a partir de uma escala reduzida, mostrando exatamente como ficará dentro de um cômodo depois de pronto. Considerando que um arquiteto criará um projeto de edificação com dimensão máxima de 20 m em uma folha A3 (que mede 297 mm x 420 mm), com margem 10 mm, a escala adequada para a apresentação do projeto é

  • A 1:10.
  • B 1:20.
  • C 1:30.
  • D 1:50.

A previsão oportuna de situações desfavoráveis e de indícios de desconformidade permite ao gerente da obra tomar providências a tempo, adotar medidas preventivas e corretivas e tentar minimizar os impactos no custo e no prazo (MATTOS, 2017).

Sobre isso, analise as afirmativas abaixo:

I. A planta do levantamento planialtimétrico do imóvel deverá conter informações referentes à topografia, aos acidentes físicos, à vizinhança e aos logradouros.

II. Nas escavações efetuadas nas proximidades de prédios ou vias públicas, serão empregados métodos de trabalho que evitem ocorrências de qualquer perturbação oriundas dos fenômenos de deslocamento, tais como: escoamento ou ruptura do terreno das fundações, descompressão do terreno da fundação e descompressão do terreno pela água.

III. A estaca cravada por vibração é aquela em que a própria estaca ou um molde é introduzido no terreno por golpes de martelo ou pilão.

IV. A Nega refere-se ao deslocamento obtido dos 5 últimos golpes do martelo (ou pilão) durante o processo de cravação de uma estaca.

V. Para fins de projeto das fundações, deverão ser programadas sondagens para reconhecimento do solo, com a finalidade de obter amostras para se conhecer as suas características.


Estão CORRETAS apenas:

  • A II, III e V.
  • B I, II e V.
  • C I, II IV e V.
  • D III e IV.
  • E I e V.

Segundo Giulio Carlo Argan (1993), em História da Arte como História da Cidade, a arquitetura é responsável por dar corpo e estrutura à cidade, atribuindo-lhe significância com os simbolismos presentes em suas formas. Desse modo, embora a arquitetura seja uma disciplina autônoma, é parte constituinte e expressiva do sistema cultural urbano.           Os escritos desse autor, que datam da década de 1960, demonstram suas preocupações sobre as intervenções de arquitetos modernos nas cidades, para ele: “É preciso [...] que se pare de considerar a arquitetura como uma das ‘belas artes’ e se reconheça que é a primeira das técnicas urbanas, à qual, portanto, cabe toda a responsabilidade da gestão da cidade e de suas transformações” (Argan, 1993, p. 245).

Conforme a crítica apresentada por Argan (1993), assinale a alternativa que esteja coerente com o contexto de sua escrita:

  • A Com o rápido crescimento das cidades europeias no contexto pós-guerra, a crítica de Argan estava voltada para aqueles arquitetos modernos cuja atuação respondia aos interesses do Estado e da especulação, e não às necessidades reais da sociedade. Por isso, reforça o papel da disciplina nas transformações das cidades e o afastamento de sua consagração enquanto uma das belas-artes.
  • B Escrito no período de crise da arquitetura moderna, Giulio Argan critica a excessiva racionalidade dessa produção arquitetônica que visava apenas à construção de grandes monumentos destinados às camadas abastadas da sociedade, e evidencia os problemas que essa prática gerou na gestão das cidades.
  • C O pensamento de Giulio Argan manifesta seu desinteresse pela arquitetura historicista, vista como uma das belas-artes, e realça a importância do predomínio da arquitetura moderna no tecido urbano das grandes cidades, defendendo a substituição de edifícios históricos pelos novos modelos arquitetônicos.
  • D No auge da produção da arquitetura moderna na Europa, o autor destaca a necessidade de participação dos arquitetos famosos nas decisões das transformações das cidades, e enaltece a arquitetura moderna, essencialmente anticlássica, que conseguiu afastar a disciplina das belas-artes.