Questões de Projetos em Artes Visuais (Artes Visuais)

Limpar Busca

Artistas utilizam efetivamente as novas tecnologias, como os computadores e as redes de telecomunicação, criando uma arte aberta, rizomática e interativa. Ampliando as vanguardas do século passado, autor e público se misturam. A ênfase da arte eletrônica incide, agora, na circulação de informações e na comunicação.

André Lemos. Cibercultura, alguns pontos para compreender a nossa época. In: André Lemos e Paulo Cunha (org.). Olhares sobre a Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003, p. 11-23 (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência, é correto afirmar que os artistas que produzem com as novas tecnologias

  • A usam bits, redes, conexões e interfaces como matéria-prima.
  • B replicam as tecnologias digitais utilizadas pelos artistas das vanguardas modernas.
  • C fazem parte das vanguardas modernas.
  • D criam arte comunicacional necessariamente para serem veiculadas pelos canais de TV.
  • E produzem obras abertas via satélite, de uso restrito.

A tecnologia digital ampliou a produção de imagens estáticas e em movimento. Atualmente, uma grande parte da população é criadora de imagens mesmo sem ter conhecimentos técnicos avançados. Por outro lado, essa tecnologia também ampliou as formas de recepção e as possibilidades da difusão pública das criações. No que diz respeito às ampliações de produção, formas de recepção e difusão das imagens, é correto afirmar que

  • A a produção é transformada pela tecnologia digital de maneira que os significados e as funções das práticas artísticas e do seu ensino também mudam.
  • B a produção é tão vasta que extrapola o campo da arte e se torna inadequada para o ensino das artes visuais.
  • C a produção de repertórios imagéticos é tão veloz que se torna impossível atualizá-lo no ensino da arte.
  • D a criação tem ficado restrita aos meios digitais e as linguagens artísticas tradicionais perderam o espaço no ensino da arte.
  • E a divulgação indiscriminada constitui uma ameaça à criatividade artística e ao ensino da arte.

Em uma cidade brasileira, um projeto de arte comunitária foi implementado com o objetivo de revitalizar uma área degradada e promover a integração entre seus habitantes.

Associe os objetivos do projeto de arte comunitária a seguir aos papéis sociais da arte.

1. Renovação estética e funcional de espaços negligenciados.
2. Estabelecimento de ambientes colaborativos para trocas culturais entre habitantes.
3. Registro e celebração dos legados e memórias da região.
4. Disseminação de técnicas de expressão visual por meio de treinamentos.
( ) Educação por meio da transmissão de saberes e habilidades.
( ) Restauração e reconfiguração de ambientes por intermédio de iniciativas artísticas.
( ) Fortalecimento da identidade comunitária e valorização da herança local.
( ) Promoção da interação social e fortalecimento dos laços comunitários.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.

  • A 2 – 4 – 1 – 3.
  • B 1 – 4 – 2 – 3.
  • C 2 – 1 – 3 – 4.
  • D 4 – 1 – 3 – 2.
  • E 4 – 3 – 2 – 1.

Um projeto cultural é dividido, essencialmente, em três etapas: pré-produção, produção e pós-produção. Em uma produção cinematográfica, faz parte da etapa de pós-produção:

  • A a direção de arte.
  • B o som direto.
  • C a montagem.
  • D o roteiro.

O rider técnico é um dos documentos mais importantes para a realização de um espetáculo. Nele deve conter informações sobre

  • A especificações luminotécnicas, mapa acústico e projeção de custos de execução.
  • B equipamentos de luz, mapa de palco e equipamentos de som.
  • C especificações do palco, dimensões de plateia e roteiro do espetáculo.
  • D equipamentos de som, borderô e ficha técnica do espetáculo.