Questões de Promoção (Comunicação Social)

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Em uma estratégia de publicidade digital focada na geração de leads de alta qualidade, qual métrica é mais relevante para avaliar o envolvimento do público-alvo com os conteúdos promocionais?

  • A Alcance orgânico
  • B Fontes de tráfego
  • C Taxa de conversão
  • D Taxa de impressões
  • E Taxa de rejeição
Ao explorar a Comunicação Integrada de Marketing a e Construção de Marcas, considere a seguinte situação:

Uma empresa de bebidas está planejando uma campanha publicitária abrangente para promover seu novo produto, um refrigerante sabor kiwi, sem açúcar. A equipe de marketing decidiu utilizar o conceito de storytelling como parte fundamental da estratégia. Desejam contar a história da marca e do produto de maneira envolvente, integrando-a em todos os pontos de contato com o cliente, desde anúncios impressos até interações nas redes sociais.

Diante desse contexto, assinale a alternativa que melhor descreve a função do storytelling nessa campanha.
  • A Storytelling é inadequado nesse caso, pois o foco deve ser exclusivamente nas características técnicas do produto
  • B O storytelling é usado para criar uma narrativa envolvente que ajuda a estabelecer uma conexão emocional entre a marca e os consumidores
  • C A função do storytelling é apenas entreter os consumidores, não influenciando diretamente na percepção da marca
  • D O storytelling é útil apenas em campanhas digitais; mas, nos anúncios impressos, não tem impacto significativo
  • E O storytelling deveria estar limitado a estratégias de relações públicas, não sendo relevante para campanhas publicitárias

As ferramentas de promoção têm como principal objetivo levar o público-alvo a conhecer a existência de uma empresa ou produto e o seu posicionamento. Uma dessas ferramentas é a propaganda, que pode ser definida como

  • A ferramenta do mix de comunicação que consiste em oferecer incentivos de curta duração destinados a estimular a compra ou a venda de um produto ou serviço.
  • B ferramenta do mix de comunicação enfocada em criar reputação positiva para a marca/produto, visando à recuperação ou o fortalecimento da sua imagem.
  • C sistema interativo de marketing, que utiliza uma ou mais mídias a fim de obter respostas e/ou transações mensuráveis em qualquer local.
  • D técnica ou atividade de comunicação de natureza persuasiva com o proposito básico de influenciar o comportamento das pessoas por meio da criação, da mudança ou do reforço de imagens e atitudes mentais.

Em 2010, a cantora Ivete Sangalo assumiu o posto de comissária de bordo da TAM Linhas Aéreas, companhia da qual foi garota propaganda. A ação aconteceu durante o voo para Nova York, onde a cantora realizou um show na Madison Square. Durante a viagem, Ivete convidou os passageiros a comparecerem ao evento, um dos mais importantes de sua carreira.
Considerando-se a ação promocional apresentada, avalie as afirmações seguintes.

I - As ações de marketing promocional possibilitam promover marcas/produtos sem o uso da mídia convencional.
II - Ações como essa possibilitam colocar o possível consumidor no centro da comunicação, através de uma experiência positiva com a marca.
III - Ações promocionais aumentam o nível de lembrança da marca dentro de um público-alvo específico.
IV - Esse tipo de ação constitui venda pessoal, não devendo fazer parte do mix de comunicação da empresa, apenas uma estratégia a parte.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A I e II.
  • B II.
  • C III e IV.
  • D I, II e III.
  • E I, II, III e IV.

"As estratégias de promoção de vendas podem ser aplicadas tanto dentro quanto fora das empresas. Quando acontecem dentro da empresa, geralmente estão relacionadas à motivação dos funcionários da mesma, principalmente da força de vendas. Por outro lado, quando a promoção de vendas acontece fora da empresa, ela pode ser direcionada a dois públicos distintos: as empresas de distribuição ou o consumidor final.” (PUBLIO, 2013).
São exemplos de ações promocionais que visam incentivar a venda de produtos, EXCETO:

  • A programa de fidelização, cuponagem, degustação.
  • B degustação, panfletagem, premiação.
  • C benchmarking, branding, exposições.
  • D sampling, cuponagem, sorteio.
  • E exposições, demonstrações, programa de fidelização.