Questões de Promoção da Saúde (Enfermagem)

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Uma das diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) é

  • A a intrassetorialidade, que diz respeito ao exercício permanente da desfragmentação das ações e serviços ofertados por um setor, visando à construção e articulação de redes cooperativas e resolutivas.
  • B o incentivo à gestão democrática, participativa e transparente, que se refere ao fortalecimento da participação, o controle social e da corresponsabilidade de sujeitos, coletividades, instituições e esferas governamentais e sociedade civil.
  • C o empoderamento, o qual se refere ao processo de intervenção que estimula os sujeitos e coletivos a adquirirem o controle das decisões e das escolhas de modos de vida adequado às suas condições sócio-econômico-culturais.
  • D a sustentabilidade, que diz respeito à necessidade de permanência e continuidade de ações e intervenções, levando em conta as dimensões política, econômica, social, cultural e ambiental.

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma política do Sistema Único de Saúde (SUS) que visa ao desenvolvimento dos trabalhadores da área da saúde a partir da reflexão e transformação das práticas cotidianas. No contexto da atuação do Técnico de Enfermagem, a Educação Permanente em Saúde assume um papel fundamental para melhorar a qualidade da assistência prestada à população. São conceitos da EPS

  • A representar continuidade do modelo escolar ou acadêmico, centralizado na atualização de conhecimentos, geralmente com enfoque disciplinar, em ambiente didático e baseado em técnicas de transmissão, com fins de atualização.
  • B ampliar os espaços educativos fora da aula e dentro das organizações, na comunidade, em clubes e associações, em ações comunitárias.
  • C apresentar uma estratégia descontínua de capacitação com rupturas no tempo: são cursos periódicos sem sequência constante.
  • D conceituar tecnicamente a prática como campo de aplicação de conhecimentos especializados, como continuidade da lógica dos currículos universitários, que se situa no final ou após o processo de aquisição de conhecimentos.

As ações de educação em saúde contribuem fortemente para prevenção e controle de doenças diarreicas agudas (DDA). Nesse contexto e em comunidades sem acesso à rede pública de água e esgoto, uma ação de educação em saúde recomendada é orientar a população quanto

  • A ao destino adequado de dejetos e resíduos sólidos.
  • B à relevância da vacinação contra rotavírus e contra cólera.
  • C à importância da amamentação até os seis meses de idade.
  • D ao uso correto de antibióticos para o tratamento de diarreias.

Considerando o papel do técnico de enfermagem na prevenção de doenças e na promoção de saúde na Atenção Primária, analise as afirmativas abaixo:

I. O técnico de enfermagem pode realizar a triagem de pacientes nas unidades básicas de saúde, aferindo sinais vitais e orientando sobre cuidados básicos de saúde.
II. No acompanhamento de doenças crônicas, o técnico de enfermagem pode realizar a administração de medicamentos conforme a prescrição médica e monitorar a evolução do paciente, registrando todas as informações no prontuário.
II. O técnico de enfermagem tem autonomia para diagnosticar condições crônicas, como diabetes e hipertensão, e prescrever tratamentos iniciais até que o paciente seja avaliado pelo enfermeiro ou médico.
IV. Na Estratégia de Saúde da Família, o técnico de enfermagem desempenha um papel importante no acompanhamento de gestantes, crianças e idosos, orientando sobre o calendário de vacinas e a importância da adesão ao tratamento.

Assinale a alternativa correta:

  • A Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • D Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tem por finalidade a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde.
(Brasil, 2011)

Sobre a RAPS, instituída pela Portaria MS/GM n.º 3.088/2011, considere as seguintes afirmativas:

I- A RAPS apresenta os seguintes componentes: I) Atenção Básica em Saúde; II) Atenção Psicossocial Especializada; III) Atenção de Urgência e Emergência; IV) Atenção Residencial de Caráter Transitório; V) Estratégias de Desinstitucionalização e VI) Reabilitação Psicossocial.
II- O Consultório na Rua, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, a Equipe de apoio aos serviços do componente Atenção Residencial de Caráter Transitório e Centro de Convivência são pontos da RAPS situados na Atenção Básica de Saúde.
III- A estratégia de Desinstitucionalização é composta por iniciativas de geração de trabalho e renda/empreendimentos solidários/cooperativas sociais e por ações de caráter intersetorial destinadas à reinserção psicossocial.
IV- A Unidade Básica de Saúde é um ponto de atenção da Rede de Atenção Psicossocial do componente Atenção de Urgência e Emergência, sendo também responsável pela abordagem às crises psiquiátricas.

Está CORRETO o que se afirma em

  • A I, II e III, apenas.
  • B I, III e IV, apenas.
  • C II, III e IV, apenas.
  • D II e IV, apenas.
  • E II e III, apenas.