Questões de Propagação de Plantas (Engenharia Agronômica (Agronomia))

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A dormência em sementes pode ser um problema quando há a necessidade de produzir espécies que tenham essa particularidade. Por conta de fatores endógenos ou exógenos, as sementes não germinam, o que é um problema comum, porém, que pode causar muitas perdas financeiras, principalmente para produtores de mudas. Em relação aos tipos de dormências exógenas e endógenas, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Exógena. (2) Endógena.

( ) Química. ( ) Física. ( ) Morfológica. ( ) Fisiológica. ( ) Mecânica.

  • A 1 - 1 - 2 - 2 - 1.
  • B 1 - 1 - 2 - 1 - 1.
  • C 2 - 1 - 2 - 2 - 1.
  • D 1 - 2 - 1 - 2 - 2.


A técnica de propagação ilustrada na figura ao lado refere-se à:

                                                 Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A Garfagem.
  • B Borbulhia.
  • C Encostia.
  • D Mergulhia.
  • E Alporquia.

Espécies invasoras consistem em ameaça à conservação da biodiversidade em unidades de conservação. Espécies de plantas invasoras podem excluir competitivamente plantas nativas, impedir os processos de sucessão ecológica e alterar o funcionamento dos ecossistemas. A presença e o impacto causado por espécies invasoras em áreas protegidas são notórios e os esforços de controle ainda são limitados. Diante disso, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Cerrado e Caatinga - CBC propôs um projeto para testar técnicas de controle de gramíneas invasoras e ao mesmo tempo sensibilizar a comunidade do entorno das UCs sobre o tema. Para tanto, foram delimitadas parcelas seguindo um desenho experimental para a aplicação de tratamentos de controle de invasoras e facilitação de espécies nativas, e nestas parcelas foram tomadas medidas de cobertura do solo e riqueza de espécies. Durante o primeiro ano do projeto foram realizadas atividades de controle de gramíneas exóticas invasoras, colheita de sementes e plantio de sementes de espécies nativas do Cerrado bem como atividades de Educação Ambiental e incentivo ao programa de voluntários nas duas UCs. Para a coleta de sementes, foram escolhidas espécies de diversas formas de vida e fisionomias savânicas, sendo prioritariamente espécies abundantes e com pelo menos uma das seguintes características: boa germinação e estabelecimento inicial, rápido crescimento em altura e formação de dossel ou cobertura do solo. Para o plantio, foram testadas duas técnicas: (i) plantio em linha e (ii) plantio a lanço em terra arada.


Indique a vantagem do plantio a lanço em terra arada no caso do projeto de pesquisa apresentado:

  • A tem a vantagem de demandar menos mão-de-obra para execução, permitindo a expansão para extensas áreas;
  • B tem a vantagem de permitir a manutenção do controle mecânico das gramíneas invasoras, pela cobertura do solo ao redor da linha de plantio com palhada das próprias gramíneas cortadas nas entrelinhas;
  • C contribui para a manutenção da matéria orgânica, melhorando a qualidade do solo no longo prazo;
  • D aumenta a aeração do solo e elimina plantas daninhas;
  • E facilita a aplicação de fertilizantes.

Sobre as práticas de poda do pessegueiro, analise as assertivas abaixo:


I. A poda de formação visa propiciar à planta uma altura de tronco e uma estrutura de ramos adequadas à exploração, sendo realizada durante os dois primeiros anos de idade da planta.

II. A poda verde é praticada durante o período de vegetação, florescimento, frutificação e maturação dos frutos, com o objetivo de melhorar sua qualidade e manter a forma da copa por meio da supressão de partes da planta.

III. A poda de frutificação visa deixar um número limitado e equilibrado de ramos vegetativos e frutíferos, mantendo a forma da copa e interferindo na tendência natural da planta de crescer demasiadamente em altura.

IV. A época ideal para a poda do pessegueiro começa 15 dias antes da floração, estendendo-se até quando as plantas apresentarem cerca de 25% de flores abertas.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas III.
  • C Apenas II e IV.
  • D Apenas I, II e III.
  • E I, II, III e IV.

A produção de sementes e mudas no Brasil encontra-se amparada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Cabe ao Ministério estabelecer mecanismos para a organização, sistematização e controle da produção e comercialização de sementes e mudas.

Analise, considerando a lei de sementes e mudas, as possíveis penalidades aplicáveis durante uma atividade de fiscalização em que fica constatado o beneficiamento, o armazenamento, a reembalagem, o comércio e o transporte de sementes ou de mudas ilegais a seguir:

I. Suspensão da inscrição no registro nacional de sementes e mudas (RENASEM)
II. Apreensão das sementes ou mudas.
III. Multa pecuniária.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C II, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.