Questões de Propagação de Plantas (Engenharia Agrícola)

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A respeito de coleta, beneficiamento e armazenamento de sementes, julgue os itens a seguir.

I A coleta das sementes deve ser realizada em matrizes superiores com características fenotípicas adequadas ao objetivo de plantio.
II O beneficiamento das sementes florestais abrange todas as atividades a que a semente está submetida, da coleta até a embalagem, com o objetivo de melhorar a qualidade física das sementes.
III Quando o objetivo é produzir florestas de proteção, recomenda-se que a coleta seja realizada em diversas matrizes para aumentar o tamanho efetivo populacional.

Assinale a opção correta. 

  • A Apenas o item II está certo.
  • B Apenas o item III está certo.
  • C Apenas os itens I e II estão certos.
  • D Apenas os itens I e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.

A respeito dos métodos de propagação vegetativa, assinale a opção correta.

  • A A regeneração de uma nova planta a partir de qualquer tipo de explante deve-se à capacidade de totipotência das células vegetais.
  • B É possível utilizar a propagação vegetativa na produção de mudas para todas as espécies florestais.
  • C A técnica de enxertia consiste em colocar um segmento caulinar, foliar ou radicular em meio adequado para enraizamento e desenvolvimento da parte aérea, visando à formação de muda.
  • D A técnica de miniestaquia consiste em unir partes de uma planta em outra que lhe sirva de suporte e de estabelecimento de comunicação com o sistema radicular, de forma que as duas partes de plantas diferentes passem a constituir apenas uma.
  • E Uma desvantagem da propagação vegetativa é a produção de mudas com alta variabilidade genética.
Analise as informações a seguir:

I. As interações, para o melhoramento genético, podem ser simples ou cruzadas. A interação simples, também conhecida como qualitativa, é aquela em que há respostas diferenciadas dos genótipos nos diferentes ambientes, alterando a classificação, sendo importante para manutenção da variabilidade genética e na adaptação de espécies.
II. A interação cruzada, também chamada de quantitativa, acontece quando há mudança na magnitude de performance dos genótipos, mas seu ordenamento permanece inalterado em diferentes ambientes. Assim, indicam que as populações são geneticamente heterogêneas e os ambientes homogêneos, ou vice-versa. 

Marque a alternativa CORRETA: 
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
Analise as informações a seguir:

I. A integração lavoura-pecuária em áreas de cultivos agrícolas é uma das alternativas mais apropriadas para o sistema de produção que ocupa intensamente os recursos naturais disponíveis nos agrossistemas associados à produção de alimentos.
II. A integração lavoura-pecuária pode ser definida como o sistema que integra as duas atividades com os objetivos de maximizar racionalmente o uso da terra, da infraestrutura e da mão de obra, diversificar e verticalizar a produção, minimizar custos, diluir os riscos e agregar valores aos produtos agropecuários.

Marque a alternativa CORRETA: 
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
Analise as informações a seguir:

I. Em relação ao melhoramento genético de plantas, conhecer a interação entre o genótipo e ambiente é fundamental para o sucesso do programa. A relação dos genótipos com os ambientes abrange todos os tipos de organismos vivos (plantas, humanos, bactérias).
II. O fenótipo é a constituição genética total de um organismo, ou seja, é a sequência de nucleotídeos do DNA. Já o genótipo é a expressão de uma característica, que depende do genótipo e do ambiente, que são as circunstâncias ao redor de um organismo ou grupo de organismos e que afetam o seu crescimento e desenvolvimento.

Marque a alternativa CORRETA: 
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.