Questões de Protagonismo Juvenil e Cidadania (Pedagogia)

Limpar Busca

Sobre o pleno desenvolvimento dos educandos, analise as asserções a seguir, de acordo com as ideias de Carneiro (2015).
I- Os deveres e a viabilização ao direito fundamental à educação com a tríplice natureza da finalidade desta, são: o pleno desenvolvimento do educando, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. II- A educação como processo intencional deve contribuir para que o organismo psicológico do aprendiz se desenvolva numa trajetória única e estável. O nível cognitivo volta-se para a não-assimilação de certos conhecimentos e de certas operações mentais. III- A primeira etapa da trajetória do desenvolvimento educacional corresponde às aprendizagens desenvolvidas na fase inicial da evolução da criança.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A II e III.
  • B I.
  • C II.
  • D I e II.
  • E I e III.

Em um debate sobre cidadania digital na escola, um aluno argumenta que a escola não precisa se preocupar com esse tema, pois os alunos já sabem como usar as tecnologias digitais de forma responsável. Qual dos argumentos a seguir melhor contrapõe a posição desse aluno?

  • A As crianças e os jovens são nativos digitais e, portanto, já possuem todas as habilidades necessárias para navegar com segurança e responsabilidade no mundo online.
  • B A escola tem a responsabilidade de formar cidadãos completos, incluindo a capacidade de usar as tecnologias digitais de forma crítica, ética e responsável.
  • C As redes sociais e outras plataformas online são espaços seguros e livres de riscos para crianças e jovens.
  • D O uso excessivo de tecnologias digitais não prejudica o desenvolvimento cognitivo e social das crianças e dos jovens.
  • E A escola deve se concentrar em ensinar as matérias tradicionais, como matemática, português e história, e não se preocupar com o uso das tecnologias digitais.

Julgue o item subsequente.


A Educação Integral requer investimentos significativos em infraestrutura, formação de professores e recursos pedagógicos. 
  • Certo
  • Errado

Para Saviani (1995), a escola existe para propiciar a aquisição dos instrumentos que possibilitem o acesso ao saber elaborado (ciência) bem como o próprio acesso aos rudimentos desse saber. Por isso, a respeito da função social da escola é corretor afirmar que:

  • A A principal função da escola é formar cidadãos críticos e bem-informados, em condições de compreender e atuar no mundo em que vivem.
  • B A cada ano que passa, a escola continua com os mesmos problemas que havia algum tempo atrás, devido a aplicação da pedagogia libertária.
  • C O planejamento da gestão administrativa é imprescindível para o desenvolvimento cognitivo do aluno e êxito do trabalho do professor.
  • D Clareza no plano de trabalho do Projeto pedagógico-curricular que vá de encontro às reais necessidades da escola.
  • E A escola é uma instituição social sem objetivo específico, mas comprometida com as potencialidades cognitivas e afetivas dos alunos.

Conforme apontado pela Constituição Federal de 1988 e reafirmado pelos principais documentos normativos direcionados ao tema — Lei de Diretrizes e Bases e Base Nacional Comum Curricular, a educação básica é uma etapa fundamental para a formação das crianças e jovens, uma vez que visa prepará-los para o exercício da cidadania e para a atuação no mercado de trabalho. A respeito da Educação Básica, na LDB, em seu Art. 23, a educação básica poderá organizar-se em:

  • A Em séries semestrais, períodos anuais.
  • B Anos e séries com períodos mensais de organização.
  • C Ciclos, alternância regular de períodos de estudos.
  • D Grupos não-seriados, com base na idade, e nos itinerários formativos.
  • E Na competência e em outros critérios educacionais.