Questões de Prototipação (Engenharia de Software)

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Osmar deseja criar um protótipo em que apenas a interface de usuário é desenvolvida, sendo por isso mais barata e que possa ser construída em poucos dias. Os usuários irão interagir com essa interface, mas suas solicitações são passadas para uma pessoa que os interpretará e produzirá a resposta adequada. Nesse caso, Osmar utilizaria a técnica de prototipação:

  • A RUP;
  • B abordagem incremental;
  • C espiral de Boehm;
  • D UML;
  • E mágico de Oz.

Um desenvolvedor escolheu desenhar em papel as telas de um sistema que estava sendo especificado para investigar, junto ao usuário final, o detalhamento dos elementos lógicos que seriam necessários em cada passo de um caso de uso desse sistema.
Esse protótipo pode ser classificado como

  • A horizontal, evolutivo e de alta fidelidade
  • B horizontal, evolutivo e de baixa fidelidade
  • C vertical, descartável e de alta fidelidade
  • D vertical, descartável e de baixa fidelidade
  • E vertical, evolutivo e de baixa fidelidade
 Analise as informações a seguir:

I. MVP é uma versão enxuta de uma solução que pode ser um software, serviço, produto físico ou digital, contendo apenas suas funcionalidades básicas, para testar como pelo menos 2.000 potenciais clientes avaliam a adesão da solução pelo mercado.
II. Entre os tipos de MVP, estão: MVP Protótipo é aquele que, em lugar de oferecer uma versão automatizada da solução, apresenta-se um MVP, no qual pessoas reais fazem o papel que seria da tecnologia. MVP Mágico de OZ é bastante usado para versão simplificada de softwares com funcionalidades específicas, sendo um modelo funcional da solução, testado com um grupo seleto de potenciais clientes e com eles coletar opiniões que revelarão a viabilidade de lançamento da solução no mercado.

Marque a alternativa CORRETA: 
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
Analise as informações a seguir:

I. É certo afirmar que os ciclos de vida de desenvolvimento de software podem atuar de maneira sequencial (fases seguem determinada ordem) e/ou incremental (divisão de escopo) e/ou iterativa (retroalimentação de fases) e/ou evolutiva (software é aprimorado). Porém, não existe um modelo ideal e em grande parte dos softwares desenvolvidos são utilizados mais de um modelo de ciclo de vida.
II. É certo afirmar entre os modelos de ciclo de vida que existem, o Modelo Prototipagem é o mais indicado para desenvolvimento de projeto de software para cliente sem pressa e paciente. 

Marque a alternativa CORRETA: 
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

Utilizar práticas simples a fim de facilitar o entendimento do que um usuário deseja como produto final pode ser crucial em um projeto de software e tentar experimentar ideias construindo protótipos, experimentando iterativamente várias versões, melhora o resultado alcançado. Sob essa perspectiva, analise as afirmativas acerca da prototipação de baixa-fidelidade:

I - Se assemelha muito ao produto final e é útil porque tende a ser simples, barata e de rápida produção.
II - Seu custo é baixo de desenvolvimento, abordando questões de leiaute de tela, sendo um instrumento útil de comunicação.
III - Não serve para coleta de requisitos e sua criação demanda tempo.
IV - Tem verificação limitada de erros e limitações de fluxo e navegação.

Marque a opção correta.

  • A Os itens II, III e IV são verdadeiros.
  • B Os itens I e II são verdadeiros.
  • C Somente os itens II e IV são verdadeiros.
  • D Somente o item I é verdadeiro.
  • E Todos os itens são verdadeiros.