Questões de PSE - Programa Saúde na Escola (Pedagogia)

Limpar Busca

A escola tem uma responsabilidade muito grande com os estudantes dentro do ambiente escolar.
Analise as afirmativas abaixo sobre a prevenção de acidentes na escola.

1. É necessária a manutenção constante de parques, assegurando que estejam em condições de uso, limitando o acesso em conformidade com a faixa etária, peso e altura, conforme a recomendação dos fabricantes.
2. Ao realizar a limpeza dos espaços escolares, os profissionais devem atentar-se à correta sinalização de modo a evitar quedas daqueles que transitam por aquele espaço.
3. A escolha correta dos brinquedos no ambiente escolar é de responsabilidade da instituição. Recomenda-se obedecer às normas do fabricante quanto à faixa etária e forma de utilização.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Nos ambientes escolares e de acolhimento, a assepsia é de extrema importância para que se possa manter um ambiente não somente acolhedor, mas livre de riscos à saúde. Para isso, a __________ é a primeira etapa do processo, e consiste na remoção de sujidades com ____________, podendo ser aplicada tanto para pisos quanto para superfícies. Já a ______________ é a completa desintegração de microrganismos, que pode ser feita com ________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A limpeza – água e sabão – descontaminação – desinfetantes
  • B descontaminação – água e sabão – limpeza – desinfetantes
  • C esterilização – desinfetantes – descontaminação – água e sabão
  • D limpeza – desinfetantes – descontaminação – água e sabão
  • E esterilização – água e sabão – limpeza – desinfetantes

Para a promoção da saúde de crianças, jovens e adultos, a orientação em relação à higiene pessoal é de extrema importância, tanto em contextos escolares quanto no caso de instituições de acolhimento. Nesse sentido, são práticas recomendadas de higiene pessoal, EXCETO:

  • A Tomar banho diariamente.
  • B Compartilhar escovas de dentes somente com membros da família.
  • C Lavar as mãos antes das refeições.
  • D Lavar as mãos antes e depois de ir ao banheiro.
  • E Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia (depois das refeições).

Segundo a Caderneta “Saúde da Criança”, do Ministério da Saúde, e considerando as fases do desenvolvimento infantil, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada período às suas principais características.

Coluna 1
1. Entre 4 e 6 anos.
2. Entre 7 e 9 anos.
3. A partir dos 10 anos.

Coluna 2
( ) A memória e a habilidade com a linguagem aumentam.
( ) Ocorrem mudanças relacionadas à puberdade e há um estirão de crescimento.
( ) Passam a pensar com lógica, embora esta seja predominantemente concreta.
( ) Inicia-se o desenvolvimento do julgamento global de autovalor, integrando sua autopercepção.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 1 – 3 – 1 – 2.
  • B 2 – 2 – 3 – 1.
  • C 3 – 3 – 1 – 2.
  • D 1 – 1 – 2 – 2.
  • E 2 – 1 – 1 – 3.

O Ministério da Saúde busca conscientizar as comunidades escolares sobre o problema das doenças contagiosas que persistem no Brasil apesar de existirem ferramentas de prevenção e controle.
Relacione as doenças com suas respectivas formas de prevenção na escola: 
1. Doença de Chagas
2. Malária
3. Raiva
4. Tracoma 
(   ) Eliminação de águas paradas que favoreçam a reprodução de mosquitos.
(   ) Incentivo às práticas de higiene facial e das mãos, evitando compartilhamento de objetos pessoais.
(   ) Educação dos alunos sobre formas de evitar a provocação de animais como cães e gatos.
(   ) Conscientização dos alunos sobre as etapas de produção de alimentos como o açaí. 
Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada. 

  • A 1 – 3 – 2 – 4.
  • B 1 – 4 – 2 – 3.
  • C 4 – 2 – 3 – 1.
  • D 2 – 4 – 3 – 1.
  • E 4 – 3 – 2 – 1.