Questões de Psicanálise (Psicologia)

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Em psicanálise, a fase de organização infantil da libido que se caracteriza por uma unificação das pulsões parciais sob o primado dos órgãos genitais e corresponde ao momento culminante e ao declínio do complexo de édipo é denominada de:

  • A Fase fálica.
  • B Fase anal.
  • C Fase oral.
  • D Fase da latência.
  • E Fase genital.

Considerando as concepções de Lacan sobre a prática psicanalítica e a compreensão do paciente, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Propôs o conceito de “tempo lógico” para as sessões, sugerindo que o término ocorra quando se processa na mente do analisando o “corte simbólico”, isto é, a passagem do plano “imaginário” – no qual a palavra do paciente é “vazia” e está a serviço de obstaculizar o acesso à verdade –, para o plano do registro simbólico, no qual a palavra deve ser “plena” e realmente a favor da comunicação e das verdades.
  • B O analista deve se concentrar exclusivamente no mundo interno do paciente, desconsiderando a importância da palavra e da linguagem na análise.
  • C Estabelece o funcionamento do psiquismo em três registros: imaginário, simbólico e real, os quais interagem concomitantemente.
  • D A forclusão (forma extrema de negação) impede a ruptura de fusão narcisista com o outro e, portanto, não se produz a capacidade para formar símbolos nem o ingresso no registro simbólico, o que pode ser um dos determinantes da psicose.
  • E “Sujeito Suposto Saber” (SSS), como o nome indica, parte de um pressuposto que o analista sabe tudo aquilo que o paciente ignora.

Com base nas concepções psicanalíticas desenvolvidas por Melanie Klein, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Criou uma técnica própria de psicanálise com crianças e introduziu o entendimento simbólico contido nos brinquedos e jogos.
  • B Postulou a existência de um inato ego rudimentar, já́no recém-nascido.
  • C As posições esquizoparanoide e depressiva são fases evolutivas que marcam o desenvolvimento da criança, sendo etapas sucessivas que se completam mutuamente.
  • D Concebeu a mente como um universo de objetos internos que estão relacionados entre si através das fantasias inconscientes, constituindo a realidade psíquica.
  • E Enfatizou a importância da inveja primária, como expressão direta da pulsão de morte.

Na perspectiva psicanalítica, qual mecanismo de defesa é caracterizado pela atribuição de seus próprios sentimentos negativos a outra pessoa?

  • A Projeção
  • B Racionalização
  • C Negação
  • D Sublimação

Dentro dessa perspectiva, a psicopedagogia hoje, no Brasil, é conhecida como uma área interdisciplinar, em que se dá grande ênfase para a aprendizagem e seus processos. Segundo Bossa, ela abrange diversos campos, como psicologia, pedagogia, epistemologia, fonoaudiologia, psicanálise, neurociência, medicina, entre outros.
(Nepomoceno, 2020, p. 1.)

A psicopedagogia no contexto escolar busca investigar, estudar e desenvolver formas que subsidiarão as dificuldades de aprendizagem do ser humano, coletando o máximo de informações relacionadas ao processo e ao indivíduo avaliado. De modo genérico, pode-se dizer que a psicopedagogia, no âmbito da instituição escolar, pretende fazer um diagnóstico geral da instituição, de modo a confrontá-lo com os resultados do processo de ensino-aprendizagem. E, para que isso seja possível, o psicopedagogo ocupa-se da atuação, entendimento e avaliação da aprendizagem em um processo complexo, caracterizado por múltiplas formas de relação humana, individuais e grupais. É importante registrar que a atuação do psicopedagogo no âmbito escolar está voltada exclusivamente para o atendimento aos alunos; ele não atua junto aos professores, nem à equipe pedagógica. Quanto ao trecho, é possível afirmar que:

  • A Está totalmente errado.
  • B Está totalmente correto.
  • C Está parcialmente correto, pois o psicopedagogo também atua junto aos professores com suporte pedagógico para a melhoria da aprendizagem dos alunos.
  • D Está parcialmente correto, pois o assessoramento psicopedagógico no âmbito escolar refere-se apenas a alunos de forma individualizada como forma de garantir a qualidade do trabalho a ser realizado.