Questões de Psicologia da Comunicação (Publicidade e Propaganda)

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Julgue o item a seguir, em relação à mídia, ao planejamento e à estratégia de omnichannel


A estratégia de omnichannel assume a interação prática e total de todos os canais para oferecer experiência completa ao consumidor de forma nivelada. 

  • Certo
  • Errado

Leia o trecho abaixo no qual Armando Sant’Anna discute alguns aspectos da teoria publicitária.

É comum observar que propagandas de cerveja fazem uso do _____, uma cor quente, a cor do verão, do sol, da alegria. Seguindo o mesmo raciocínio, campanhas de balas que propõem trazer frescor e a percepção de algo “geladinho” fazem uso do _____, ou cinza, cores consideradas mais frias. O mesmo vale para os ritmos dos jingles, que, quando mais _____, levam o consumidor a uma maior reflexão; e quando o ritmo é mais _____, promove nos indivíduos a sensação e o estímulo para uma ação. No entanto, os aspectos de ordem física, fisiológica e psicológica, que cientificamente podem ser constatados – como o comprimento de onda –, não são _____ quanto ao fato de influírem no comportamento de compra. Autores consagrados afirmam que o uso de uma cor ou de um ritmo musical compõe um universo que impacta o consumidor, mas pela mensagem da peça publicitária. É como se cores e sons tivessem o papel de _____ para a mensagem ali contida.
(SANT'ANNA, 9 ed, 2016)


Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A laranja – lilás – alegres – cadenciados – consenso – ruído.
  • B amarelo – azul – lentos, acelerados – unanimidade – moldura.
  • C vermelho – verde – agitados – sincopados – dissonantes – canal.
  • D amarelo – branco – acelerados – lentos – considerados – feedback.
  • E laranja – amarelo – tristes – metálicos – majoritários – ambiência.

Alguns autores afirmam que a publicidade obtém êxito quando é capaz de contribuir para que consumidores consigam transitar entre diferentes níveis de comunicação: desconhecimento, conhecimento, compreensão, convicção, ação. A partir da identificação do estágio em que ele se encontra, há o esforço para levá-lo a um mais avançado, a partir de mensagens específicas.

Sobre esses cinco níveis de comunicação regularmente descritos na literatura da área, verifica-se que

  • A o desconhecimento é um estágio terminal, que não pode ser ultrapassado.
  • B a compreensão é a base mínima em que se busca a identificação do produto.
  • C a ação é o estágio inicial de busca por reconhecimento da marca e da embalagem.
  • D a convicção é o estágio no qual o consumidor acrescenta motivações emocionais.
  • E o conhecimento é a etapa em que o consumidor ainda não ouviu falar do produto.

Muito se tem escrito sobre os atributos dos procedimentos analíticos quantitativos e qualitativos. Em verdade, todo procedimento, seja qualitativo ou quantitativo, é, em grau maior ou menor, reducionista. Esta redução da complexidade do real é realizada com certa diversidade em cada língua natural e, mais ainda, nas linguagens específicas de cada disciplina científica. Nenhum procedimento analítico deixa de ser reducionista. Há, então, a necessidade de fazer um exame cuidadoso dos procedimentos analíticos quantitativos e qualitativos mais adequados para cada caso particular e em relação aos objetivos pretendidos.
EPSTEIN, I. Ciência, poder e comunicação. In:DUARTE,J.;BARROS,A.(Org.). Métodos e ténicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.

  • A O estudo de caso tem como uma das finalidades explorar situações nas quais a intervenção que está sendo avaliada não apresenta um conjunto simples e claro de resultados.
  • B O grupo focal é um tipo de pesquisa quantitativa cujo objetivo é elencar as diferenças de opinião de um grupo em particular.
  • C A análise de conteúdo ocupa-se com a análise de mensagens e se diferencia de outras técnicas pela ênfase no papel ativo do sujeito.
  • D A pesquisa de opinião possibilita a coleta de dados qualitativos aprofundados a partir da aplicação da entrevista pessoal individual.
  • E A etnografia exige distanciamento do pesquisador em relação ao tema para que não haja ideias preconcebidas sobre o grupo escolhido para participar da pesquisa.