Questões de Psicologia da Educação (Psicologia)

Limpar Busca

O estudo da linguagem e do pensamento ocupou lugar de destaque na teorização de Vygotsky, pois são essas funções psíquicas consideradas como constituidoras do sujeito. Nos primeiros estágios do desenvolvimento ontogenético, constatou-se que o pensamento e a fala têm origens genéticas diferentes e a relação entre ambos passa por diversas mudanças, não acontecendo em paralelo o desenvolvimento de uma outra função.
Fonte: PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano.12. ed. Porto Alegre, Artmed, 2013.
No processo de internalização da fala, segundo Vygotsky, a criança passa por alguns estágios. Em relação a esses estágios, analise os itens a seguir:
I- Fala emocional. II- Fala simbiótica. III- Fala egocêntrica. IV- Fala social.
Estão CORRETOS os itens

  • A I e III, apenas.
  • B I, II e III, apenas.
  • C II e IV, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E III e IV, apenas.

Piaget afirmou posição contrária à de Vigotski acerca da aquisição de novos conceitos, mesmo em nível escolar, pelas crianças. Para o epistemólogo genebrino, os novos conhecimentos podem ser construídos pela criança, na forma de uma instrução muito mais produtiva, por meio

  • A da intervenção didática dos adultos.
  • B das escolas chamadas “ativas” que procuram criar situações que, não sendo em si mesmas “espontâneas”, provocam uma elaboração espontânea por parte da criança, quando conseguem despertar o seu interesse e fazer com que o problema que se lhe apresenta assuma uma estrutura similar àquelas que ela própria já formou.
  • C do reforço escolar em turno oposto ao do ensino, voltado para realizar exercícios de fixação e repetir os conteúdos até que as crianças memorizem os conteúdos e os repitam nas repostas das provas e exames.
  • D da formação do desenvolvimento de métodos e técnicas que contemplem os conhecimentos científicos que a criança afirma querer aprender e da exclusão dos conteúdos que elas rejeitarem.

Leonardo ingressou tardiamente na escola e está tendo dificuldades em acompanhar a turma em que está inserido. Camila, sua professora, vem buscando auxiliar no desenvolvimento do aluno partindo das premissas de Lev Vygotsky de que a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, entendendo que o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem.
Assim, Camila vem buscando apoiar Leonardo na realização de algumas atividades escolares, o que vem se revelando muito positivo, pois ele está conseguindo aprender esses novos conteúdos.

O conceito de Vygotsky que descreve a diferença entre o nível de desenvolvimento atual de uma pessoa e o seu potencial de desenvolvimento com a ajuda de alguém mais experiente é

  • A zona de desenvolvimento proximal.
  • B zona de desenvolvimento real.
  • C zona de desenvolvimento potencial.
  • D zona de desenvolvimento virtual
  • E zona de desenvolvimento perceptual.

Na unidade de ensino infantil que Alice, 4 anos, frequenta, as professoras trabalharam com o livro “Não me toca, seu boboca”, que busca alertar as crianças quanto a situações de abuso sexual. Após a leitura, Alice contou para as professoras que seu tio estava abusando sexualmente dela em casa.
Considerando a questão da violência sexual contra crianças, analise as afirmativas a seguir.

I. A educação sexual nas escolas promove a erotização precoce das crianças.
II. O abuso sexual intrafamiliar é a forma mais prevalente de violência sexual contra crianças.
III. O abuso sexual infantil abrange atividades de cunho sexual com ou sem contato físico com a criança.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Os alunos da turma da professora Eliana vêm apresentando dificuldades no processo de aprendizagem e desmotivação. Como estratégia para potencializar o aprendizado, a professora está pensando em utilizar uma técnica de trabalho de grupos desenvolvida por Pichon-Rivière que considera que o grupo focado na tarefa e com um objetivo comum pode se constituir um campo potente para elevar a capacidade criativa e a superação de obstáculos.

Estamos nos referindo aos

  • A grupos operantes.
  • B grupos psicodramáticos.
  • C grupos operativos.
  • D grupos de campo social.
  • E grupos gestálticos.