Questões de Psicologia da Educação (Psicologia)

Limpar Busca

Jean Piaget (1896-1980) oferece uma compreensão abrangente sobre o desenvolvimento cognitivo infantil. Sobre os conceitos abordados por Piaget, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Organização refere-se à tendência da criança de criar categorias e esquemas que ajudam a organizar informações sobre o mundo, como no caso de reconhecer diferentes tipos de pássaros.
  • B A adaptação envolve a assimilação e a acomodação, sendo processos complementares que permitem à criança integrar novas informações com base no que ela já conhece.
  • C A equilibração é um processo pelo qual a criança busca manter um estado estável entre a assimilação e a acomodação, sendo motivada por um desconforto causado por um desequilíbrio cognitivo.
  • D Ênfase especial à “linguagem”, não simplesmente como uma expressão do conhecimento e do pensamento, mas como um meio essencial para aprender e pensar sobre o mundo.
  • E A assimilação envolve absorver informação nova e incorporá-la às estruturas cognitivas existentes.

Jean Piaget descreve quatro estágios do desenvolvimento da inteligência. Para ele, cada fase desse desenvolvimento deve ser considerada uma formação de estruturas mentais e comportamentais. O pesquisador rejeita uma explicação unilateral, argumentando que a inteligência não é apenas herdada nem exclusivamente aprendida. Com isso, marque a alternativa que descreve os estágios do desenvolvimento segundo Jean Piaget.

  • A Sensório-motor, Pré-operatório, Operatório concreto, Operatório-formal.
  • B Motor, Operatório.
  • C Deficiente, Construções, Esquemas Cognitivos.
  • D Mínimo de esforço empregado, Aquisição e Interação.

A neuropsicologia na área de aprendizado e memória tem uma complexidade, mas ao mesmo tempo uma importância nas suas funções neurais. A complexidade da memória diz respeito ao envolvimento de diversos processos de recepção, arquivamento e recordação de informações. Trata-se de uma função multifacetada, envolvendo diversos mecanismos neurais e de fundamental importância para o funcionamento do indivíduo. A capacidade individual de aquirir, reter e resgatar informações de forma consciente permite, teoricamente, utilizar as experiências anteriores como dados para a tomada de decisões. Conforme o indivíduo é novamente submetido a situações similares àquelas já vivenciadas, ele se torna capaz de reconhecer padrões e ter comportamentos coerentes com suas experiências. A partir do fragmento acima, quais são as caraterísticas da memória de longo prazo?

  • A Explícita, Episódica, Semântica.
  • B Operacional, Implícita, Emocional.
  • C Aprendizado, Operacional, Pré-Ativação.
  • D Semântica, Implícita, Procedimento.

Aprendizagem pelas consequências: Nosso conhecimento sobre o comportamento respondente nos ajuda a compreender parte do comportamento e da aprendizagem humana, sobretudo no que diz respeito às emoções. B. F. Skinner classifica o comportamento Operante como?

  • A Estímulo que ainda não elicia a resposta.
  • B Lei comportamental que estabelece uma relação de proporção
  • C Comportamento que produz consequências que modifica o ambiente e é afetado por elas.
  • D Forma características necessárias para ela existir.

Para Vygotsky, o desenvolvimento do pensamento compreende uma etapa na qual a criança forma amontoados de objetos sem nenhuma relação factual ou concreta. Os objetivos se aproximam de um significado comum não por força de seu próprio traço, mas pela semelhança que entre eles se estabelece nas impressões da criança, tal estágio é denominado de pensamento.

  • A Formal
  • B Por complexo
  • C Por conceitos
  • D Sincrético