Questões de Psicologia da Educação (Psicologia)

Limpar Busca

Jean Piaget (1896-1980) oferece uma compreensão abrangente sobre o desenvolvimento cognitivo infantil. Sobre os conceitos abordados por Piaget, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Organização refere-se à tendência da criança de criar categorias e esquemas que ajudam a organizar informações sobre o mundo, como no caso de reconhecer diferentes tipos de pássaros.
  • B A adaptação envolve a assimilação e a acomodação, sendo processos complementares que permitem à criança integrar novas informações com base no que ela já conhece.
  • C A equilibração é um processo pelo qual a criança busca manter um estado estável entre a assimilação e a acomodação, sendo motivada por um desconforto causado por um desequilíbrio cognitivo.
  • D Ênfase especial à “linguagem”, não simplesmente como uma expressão do conhecimento e do pensamento, mas como um meio essencial para aprender e pensar sobre o mundo.
  • E A assimilação envolve absorver informação nova e incorporá-la às estruturas cognitivas existentes.

Jean Piaget descreve quatro estágios do desenvolvimento da inteligência. Para ele, cada fase desse desenvolvimento deve ser considerada uma formação de estruturas mentais e comportamentais. O pesquisador rejeita uma explicação unilateral, argumentando que a inteligência não é apenas herdada nem exclusivamente aprendida. Com isso, marque a alternativa que descreve os estágios do desenvolvimento segundo Jean Piaget.

  • A Sensório-motor, Pré-operatório, Operatório concreto, Operatório-formal.
  • B Motor, Operatório.
  • C Deficiente, Construções, Esquemas Cognitivos.
  • D Mínimo de esforço empregado, Aquisição e Interação.

Jean Piaget (1896-1980) foi um pesquisador interessado pelo ensino. Contribuiu com pesquisas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo das crianças, criando uma teoria que marcou o mundo do ensino desde esses momentos até a atualidade.

Para este teórico, sobre a aprendizagem das crianças :

I- o tipo de aprendizado que as crianças usam para desenvolver a inteligência é aquele no qual as crianças assumem um papel pouco experimental, sem a necessidade de manter contato com outras pessoas.
II- o tipo de aprendizado que as crianças usam para desenvolver a inteligência é o aprendizado não colaborativo.
III- o tipo de aprendizado que as crianças usam para desenvolver a inteligência é o aprendizado por descoberta.
IV- o tipo de aprendizado que as crianças usam para desenvolver a inteligência é a interação consigo própria.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A I e II.
  • B III e IV.
  • C III.
  • D II e IV.
  • E I e III.

A neuropsicologia na área de aprendizado e memória tem uma complexidade, mas ao mesmo tempo uma importância nas suas funções neurais. A complexidade da memória diz respeito ao envolvimento de diversos processos de recepção, arquivamento e recordação de informações. Trata-se de uma função multifacetada, envolvendo diversos mecanismos neurais e de fundamental importância para o funcionamento do indivíduo. A capacidade individual de aquirir, reter e resgatar informações de forma consciente permite, teoricamente, utilizar as experiências anteriores como dados para a tomada de decisões. Conforme o indivíduo é novamente submetido a situações similares àquelas já vivenciadas, ele se torna capaz de reconhecer padrões e ter comportamentos coerentes com suas experiências. A partir do fragmento acima, quais são as caraterísticas da memória de longo prazo?

  • A Explícita, Episódica, Semântica.
  • B Operacional, Implícita, Emocional.
  • C Aprendizado, Operacional, Pré-Ativação.
  • D Semântica, Implícita, Procedimento.

Aprendizagem pelas consequências: Nosso conhecimento sobre o comportamento respondente nos ajuda a compreender parte do comportamento e da aprendizagem humana, sobretudo no que diz respeito às emoções. B. F. Skinner classifica o comportamento Operante como?

  • A Estímulo que ainda não elicia a resposta.
  • B Lei comportamental que estabelece uma relação de proporção
  • C Comportamento que produz consequências que modifica o ambiente e é afetado por elas.
  • D Forma características necessárias para ela existir.